Número 1 Público / 15 Interno (Fevereiro 2002)
Ficha técnica
Comentários e sugestões: bip@inescporto.pt

Destaque |Notícias |Editorial |A vós a razão |Tribuna |Galeria do insólito |Asneira livre |B.i.p |Bip em campanha |Arquivo |Início

 

UESP conclui sistema DISPLAN

 

 

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) concluiu recentemente o projecto DISPLAN - Planeamento e Engenharia em Ambientes Distribuídos. O DISPLAN foi liderado pela Frezite (empresa industrial que fabrica ferramentas de corte para madeira e outros materiais), realizado em parceria com um seu fornecedor estratégico, a Durit (fabricante de abrasivos), e desenvolvido pelo INESC Porto.

O projecto foi liderado internamente por Luís Guardão e teve como objectivos: optimizar o processo de transferência de encomendas e de toda a informação associada, nomeadamente ficheiros de CAD com informação de engenharia; dar suporte a todo o processo de negociação prévio à aceitação da encomenda (preços e datas); e efectuar o acompanhamento da situação das encomendas durante o seu ciclo de vida, desde a sua aceitação até à entrega no cliente.

Com o DISPLAN, o interface com o utilizador permite uma visão inovadora e agregada de toda a informação referente à encomenda e seu detalhe, incluindo linhas de encomenda com entregas parciais, documentos associados e imagem do produto.

Este projecto tornou o estado de cada encomenda e suas linhas de detalhe facilmente visível mediante um mecanismo de semaforização. Qualquer alteração ao estado de uma encomenda é notificada para um conjunto de endereços de e-mail interessados em cada tipo de alteração (mediante configuração), para além de ficar registada numa base de dados de histórico, acessível às empresas cliente e fornecedora.

O componente principal do sistema é instalado do lado do fornecedor e pode servir todos os seus clientes. O cliente acede ao sistema, na versão mais simples, através de um browser, ou na configuração mais complexa, através de um servidor que disponibiliza a informação local e implementa a integração com os sistemas legados. Por sua vez, um dado cliente pode instalar um serviço idêntico para gerir a relação com os seus próprios clientes. Desta forma, o sistema desenvolvido pode facilmente suportar a gestão de uma rede de empresas mais alargada.

O sistema foi desenvolvido com tecnologia JAVA, e utiliza a Internet como meio de comunicação, com os devidos mecanismos de segurança implementados na Frezite e na Durit ao nível da rede, sistemas operativos, base de dados e aplicação (com o uso de perfis de utilizador). O suporte da internacionalização está implementado, podendo o sistema ser facilmente traduzido para qualquer idioma.

As livrarias de funções de interface desenvolvidas para acesso aos sistemas ERP das duas empresas e a configurabilidade do servidor DISPLAN permitem a sua fácil adaptação a outras empresas e sectores.

Este sistema tem como vantagens: reduzir o tempo de colocação e tratamento de encomendas; e permitir a comunicação directa entre os departamentos de engenharia e produção das duas empresas, para além da já tradicional e limitada comunicação entre departamentos de compras e vendas. Consegue-se assim o máximo de brevidade no aviso e tratamento de perturbações relacionadas com prazos de entrega e quantidades não conformes.

 

-Mudanças na avaliação de desempenho
-Novas bolsas de doutoramento
-Como vão as obras no novo edifício
-UOSE intervém na Casa da Música
-USIC estuda I&D nas regiões ultraperiféricas
-UESP conclui sistema DISPLAN
-UTM inicia projecto europeu NUGGETS
-Torneio de Futebol 2002 arranca
-BIP passa a ter acesso público
-Web of Knowledge disponível em breve
-História do INESC Porto registada em imagens
-Novos Colaboradores no INESC Porto
-Roleta Russa