INESC Porto
Galeria Jorge de Sena
Boletim INESC Porto
 
B o l e t i m N ú m e r o : 2 2 ( i n t e r n o ) / 8 ( p ú b l i c o )
 
 


O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor empreendedor sugere novo formato para os postais de Boas Festas do INESC Porto em 2002 »

Galeria do Insólito
Acha que é difícil dizer ou escrever INESC Porto? Não? Pois saiba que há quem tenha grandes dificuldades... nunca lhe perguntaram por telefone se falava do INESC PORCO? »

Asneira Livre
Leitor disserta sobre as novas instalações do INESC Porto: "Isto estava a correr muito bem... Demasiado bem.... Mas agora começaram as aulas." »

Biptoon
Bamos Indo Porreiros. »

Especial
Já recebemos muitas fotografias para o Concurso de Fotografia do BIP... até de um concorrente alentejano. Para os atrasados, ainda aceitamos fotos até ao dia 18 de Outubro. »

Notícias »

 

Novo rosto

O BIP celebra, com este número, dois anos. Seria uma ocasião apropriada de revisitarmos alguns dos números anteriores, e assim fizemos. Tranquilamente, deixámo-nos surpreender por nós mesmos.

Há uma inegável satisfação com o trabalho produzido. Parece-nos que ele espelha bem o melhor do INESC Porto: fazer da ousadia um acto normal da vida.

E não é assim?

Convém-nos parar e reflectir, olhar em volta e elaborar: aquilo que tomamos por normal ou corrente, no nosso modo de ver, conviver e agir, é por outros visto como fora do ordinário, incomum. Estamos definitivamente habituados à qualidade, tratamos por trivialidade o que outros vêem como problemas complexíssimos, parece-nos natural a nossa postura quando afinal ela representa um estado de percepção que demorou anos e anos a burilar e consolidar - nada de natural, pois, e muito de construído.

Esta é uma das nossas mais valias colectivas: a cultura institucional, o ar que se repira, a atitude que passa de geração de investigadores para a seguinte. Esta cultura diferiu em aspectos substanciais da clássica cultura académica e, por isso, a Universidade enriqueceu-se, desdobrou-se, pode abrir-se à sociedade e ser-lhe útil da forma que convém que seja neste virar de milénio.

Relendo os BIPs anteriores, não temos dúvidas que essa cultura lá se espelha, que o BIP é mais um factor de coesão, que o BIP é um detalhe importante dentro do nosso sistema - daqueles que nos dá gosto mostrar a amigos, instituições vizinhas, clientes, empresas e administração pública, investigadores e simples cidadãos interessados.

Temos orgulho no nosso BIP, mas o bichinho-INESC Porto não nos deixa sossegar, há que fazer melhor, ser mais eficaz, chegar a mais gente - é este o abençoado vício da casa, não quedar-se saciado. Por isso, começamos o terceiro ano de BIP com um rosto novo.

A ciência ensina-nos que nem todas as experiências são bem sucedidas, mas com todas aprendemos. Cumpre-vos julgar o mérito desta mudança.