B o l e t i m N ú m e r o : 3 5 ( i n t e r n o ) / 2 1 ( p ú b l i c o )
 

 


N o t í c i a s

INESC Porto com Plano e Orçamento para 2004 aprovados

 

Elementos da FLAD, NSF e embaixada dos E.U.A. visitam o INESC Porto

 

Convívio de Natal no INESC Porto


USE participa na definição dos perfis de consumo de electricidade para Baixa Tensão Especial

USIC promove qualidade de vida através das TICs

 

UESP inicia projecto CODEwork@vo

 

UOSE recebe laser de radiação ultravioleta

 

UTM apresenta trabalho sobre “Segmentação, Classificação e Reconhecimento de Sinais Áudio”

 

USE promove apresentação de trabalhos de doutoramento

 

Apontamentos das reuniões de trabalho do DCI-UG estão disponíveis online

 

INESC Porto participa no seminário da IGCES

 

José Lima Barreiros termina sabática no INESC Porto

 

Bebés de 2003 no INESC Porto

Novos colaboradores

 

Roleta Russa

 

Opinião »

 

UESP inicia projecto CODEwork@vo


A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) vai iniciar, em Janeiro de 2004, o projecto CODEwork@vo - COllaborative and DEmocratic work design and management in virtual organizations, que tem como parceiros o INESC Porto (coordenador) e a Uninova.

O projecto CODEwork@vo procurará responder a questões do tipo: "como integrar o desenho de processos de negócio com o desenho de actividades em organizações virtuais?" e "quais as oportunidades criadas, em termos de gestão, com uma tal integração?"

Neste projecto, será desenvolvido um enquadramento conceptual para o desenho colaborativo do trabalho em OVs, desde os processos de negócio até ao nível das tarefas. A abordagem adoptada será baseada num modelo de Redes de Actores Sociais, adequadamente adaptado, que desempenhará o papel de mediador conceptual na aplicação de métodos de desenho específicos. Uma tal abordagem permitirá centrar o desenho do trabalho nas relações entre os actores sociais da OV.

Ao mesmo tempo, o modelo disponibilizará um meio de estruturar informação relevante para a gestão de relações na OV. A quantidade de informação a gerir, a necessidade de responder aos requisitos de agilidade, e a necessidade de apoiar formas de colaboração sem restrições temporais ou de espaço, impõem naturalmente o recurso a um modelo em computador. Este modelo será o ponto de partida para a investigação em novos conceitos em sistemas de informação de gestão, centrados no conceito de hipergestão.

Com uma duração prevista de dois anos e um orçamento de 53000, o projecto CODEwork@vo terá como responsável o investigador António Lucas Soares.