B o l e t i m Número 44 de Outubro 2004 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

Destaque

Destaque
O fim dos apagões na Europa
A Unidade de Sistemas de Energia está a desenvolver um projecto europeu que introduz o conceito inovador da micro-rede. O MICROGRIDS é único porque permite tornar a rede de baixa tensão autónoma. Em caso de apagão, as pequenas áreas de rede onde existir o conceito de micro-rede sobrevivem, ou seja, têm capacidade para alimentar uma parte dos consumos. Este é só o princípio do fim dos apagões, mas mais ideias vêm a caminho.
 

 
 BIP Celebra o 4 Aniversário

BIP Celebra 4 Aniversário

 

 

Especial
Até custa a acreditar, mas é verdade. O BIP faz em Outubro quatro anos de existência! Para presentear os nossos fiéis leitores, desenvolvemos um novo design gráfico para o BIP. Aproveitamos ainda para relembrar os melhores artigos e secções destes quatro anos. Um verdadeiro BEST OF BIP.



<< Anterior | Seguinte >>

   


 O p i n i ã o

A Vós a Razão
Leitor “novato” confessa: “De início, quando apostei no INESC Porto, pensava simplesmente que seria uma curta estadia de seis meses. Agora estou aqui por mais uns anos, e penso cada vez mais que foi óptimo ter decidido então, integrar esta instituição”.

Galeria do Insólito
Quem pensa que do INESC Porto só saem “spin-offs” de áreas tecnológicas, engana-se. A última foi uma papelaria chamada Ponto de Letras. Os donos são dois físicos da Unidade de Optoelectrónica.

Asneira Livre
Leitor reflecte: “Bons incentivos para melhorar o panorama das publicações científicas no INESC Porto são, naturalmente, bem-vindos. Mas mudar hábitos e gestos de menos exigência científica, bem como prioridades de trabalho existentes, não vai ser obra fácil”. Não perca o cartoon ilustrativo.

Biptoon
Bamos Indo Porreiros

Galeria Jorge de Sena
Se gosta de fotografia, não perca as fotos premiadas de António Lucas Soares, investigador da UESP e membro da equipa do BIP, que venceu o Prémio FNAC de Fotografia a nível nacional.