B o l e t i m Número 45 de Novembro 2004 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

Assinatura de contratos de financiamento de projectos IDEIA

A Agência de Inovação assinou, no dia 10 de Novembro, os contratos de financiamento dos projectos CORDVISION, ISO-PROSS e SIASoft, aprovados em Junho deste ano no âmbito do programa IDEIA.

A assinatura destes contratos vem na sequência de um investimento de 5,2 milhões de euros, aprovado pelo então Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCES), para projectos tecnológicos desenvolvidos em consórcios de empresas com instituições de ensino superior ou centros de investigação.

Estas iniciativas serão financiadas, até 2006, pelo Programa Operacional ęCiência, Tecnologia e Inovação» (POCTI), no âmbito do IDEIA, um sistema criado para apoiar a Investigação e Desenvolvimento Empresarial Aplicado, através de projectos que se inserem em actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

Os três projectos do INESC Porto integram-se num total de 18 candidaturas que receberam uma resposta positiva por parte do Governo, com o objectivo de fomentar o investimento privado em I&D.

O projecto CORDVISION visa desenvolver um sistema de monitorização e controlo de emendas para a indústria de pneus. Com um orçamento de 284.539 mil euros, este projecto será desenvolvido pelo INESC Porto (Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos) e pela Continental Mabor até 2006.

O projecto ISO-PROSS pretende criar uma plataforma multimédia para Gestão da Informação da Qualidade orientada aos processos em Ambiente Fabril. Será desenvolvido pelo INESC Porto (Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção) e a CimSoft até 2006. O orçamento é de 135.539 mil euros.

O projecto SIASoft - Software Inteligente para a Gestão do Ambiente será realizado pelo INESC Porto (Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção) e pela SIA - Sociedade de Informação Ambiental, Lda. até 2006. Tem um orçamento de 113.747 mil euros.



<< Anterior | Seguinte >>