B o l e t i m Número 47 de Janeiro 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

USIC com projecto SIGDiC em testes na RTP Porto

O projecto Sistema Integrado de Gestão e Difusão de Conteúdos (SIGDiC), da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), visa desenvolver um sistema capaz de integrar os conteúdos de várias fontes e disponibilizá-los automaticamente, ou semi-automaticamente, em diferentes canais de comunicação disponíveis (teletexto, Web, infografismo, etc.).

O SIGDiC pretende optimizar a utilização de recursos no campo da edição, focando a sua actividade no plano editorial e permitindo uma gestão integrada dos conteúdos e dos diversos canais.

O projecto arrancou em 1 de Setembro de 2003, estando a sua conclusão prevista para 31 de Agosto de 2005 e, de acordo com a candidatura aprovada pelo POE (actual PRIME), enquanto o INESC Porto é a entidade responsável pelo esforço de desenvolvimento, a RTP surge como entidade "especificadora" e uma potencial utilizadora dos resultados do projecto.

O sistema está a ser construído em cima de uma arquitectura totalmente distribuída, em que, sem comprometer a integração global, todos os módulos constituem unidades autónomas, que implementam a sua funcionalidade específica. Para comunicação entre os vários módulos, está a ser utilizado o protocolo MOS (Media Object Server Communications Protocol), apresentando-se cada módulo na rede como um equipamento MOS, implementando todo o protocolo definido.

Em Dezembro passado foram feitos, na RTP-Porto, os primeiros testes de validação do SIGDiC - módulo de Infografismo - e prevê-se que ainda na 1 quinzena de Janeiro arranquem os testes pré-operacionais.

O módulo SIGDiC/Infografismo assenta sobre as cartas MATROX Digisuite e a API Inscriber RTX e visa tratar e inserir, de forma automática, os efeitos gráficos que são apresentados em programas televisivos de informação e entretenimento - crawls de noticias e mensagens, tickers e efeitos de ecrã inteiro, como a meteorologia.

Recentemente iniciou-se o desenvolvimento do módulo SIGDiC/teletexto, o qual irá utilizar a nova infra-estrutura de teletexto recentemente adquirida pela RTP. Este módulo irá permitir a criação de conteúdos de teletexto, a partir do sistema de redacção ENPS, ou utilizando a infra-estrutura SIGDiC.

Este projecto está a ser desenvolvido por uma equipa da USIC, envolvendo José Correia e João Paulo Rodrigues. 



<< Anterior | Seguinte >>