B o l e t i m Número 53 de Julho 2005 - Ano IV
Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

UOSE com nova doutorada...

Carla Carmelo Rosa é, desde o dia 8 de Julho, a mais recente doutorada da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE). As provas de doutoramento realizaram-se na Faculdade de Ciências onde a colaboradora da UOSE é também docente, tendo o júri sido constituído por Manuel de Barros (FCUP) Maria Luísa Calvo Padilla (Universidade Complutense de Madrid), Pedro Vieira (Universidade Nova de Lisboa), José Luís Santos (FCUP/INESC Porto), António Lobo (Universidade Fernando Pessoa), Adrian Podoleanu (Universidade de Kent) e António Pereira Leite (FCUP).

A tese defendida versou o tema da interferometria de baixa coerência para aplicações em sensores e em tomografia óptica coerente (OCT), e envolveu trabalho experimental no INESC Porto e na Universidade de Kent na equipa do Professor Adrian Podoleanu do Applied Optics Group.

O trabalho desenvolvido foi direccionado para a visualização da retina com elevada resolução espacial e pretende marcar um ponto de partida para a investigação da UOSE, no domínio das aplicações de imageologia em Medicina e Bioquímica.

 
... novo colaborador

Javier Pérez de la Cruz, doutorado pela Universidade de Aveiro em 2004, é o novo colaborador da UOSE. Este investigador cubano é bolseiro de pós-doutoramento da FCT e tem desenvolvido a sua actividade científica na área dos materiais, sendo especialista na fabricação de filmes ferro eléctricos PZT por técnicas sol-gel.

Estes tópicos são, por outro lado, um dos temas de maior interesse e potencial para a UOSE na área da microfabricação, resultando desta convergência um reforço significativo da capacidade de intervenção futura da Unidade nesta área.

 
... e nova parceria de I&D

Resultado da estratégia de procura de novas parcerias e alargamento a novas áreas de investigação próximas do núcleo central de competências da UOSE, foi iniciada uma colaboração com o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Este Centro desenvolve actividade de I&D reconhecida internacionalmente, como atesta vários projectos com o ESO, Laboratório Europeu do Sul, por exemplo.

Esta parceria está, para já, a ser concretizada através de um doutoramento conjunto entre o Centro de Astrofísica e o INESC Porto, sendo a pessoa envolvida Askari Ghasenpour Khordoni, que chegou recentemente a Portugal proveniente do Irão.  



<< Anterior | Seguinte >>