B o l e t i m Número 58 de Janeiro 2006 - Ano VI

 BIP in English BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

Serviço de Comunicação divulga resultados de inquérito

O Serviço de Comunicação (SC) do INESC Porto foi criado em Junho de 2000, depois de detectada a necessidade da existência de um órgão que planeasse e organizasse as diversas acções de comunicação interna e externa, promovendo e dinamizando o conhecimento, imagem e prestígio da instituição.

Além de produzir o BIP, o Serviço de Comunicação organiza eventos, actualiza conteúdos na Intranet e na Internet, responde a pedidos de informação do exterior, apoia as Unidades de Investigação em acções de comunicação, colabora na redacção de notícias para os Órgãos de Comunicação Social, entre outras acções.

Decorridos cinco anos de actividade e consolidadas a actividade e a missão do Serviço, é imprescindível avaliar o trabalho que tem sido realizado e perceber onde é possível intervir e melhorar. E quem melhor para fazer essa avaliação senão os “clientes internos” do Serviço de Comunicação?

Iniciou-se, então, em Outubro de 2005 a aplicação de um inquérito à actividade do Serviço de Comunicação, mas apenas em Dezembro foi possível recolher todos os inquéritos e iniciar o seu tratamento estatístico.

Foi escolhida uma amostra de 63 colaboradores para inquirir. Considerou-se que uma amostra de 23% da população total considerada (270 colaboradores) seria suficientemente representativa das variáveis consideradas: Afectação, Tipo de Ligação e Grau Académico.

O relatório dos resultados do inquérito está já disponível na Intranet em Quem somos? > Informação > Serviços > Comunicação > Documentos. Divulgados os resultados, a fase seguinte será o planeamento e implementação de certas iniciativas e acções, tendo em conta as sugestões dos colaboradores inquiridos.

Seguem-se as principais conclusões:

Actividade geral do Serviço de Comunicação
As tarefas mais reconhecidas como função do SC são a produção do Boletim do INESC Porto (98%), a divulgação de informação de interesse geral relacionada com a actividade do INESC Porto (87%), a coordenação da participação em eventos que promovem a imagem da instituição no exterior, tais como a Mostra da Universidade do Porto (84%) e o apoio à organização de eventos de carácter geral no INESC Porto, como foi o caso das Comemorações dos 20 anos em 2005 (84%).

Boletim do INESC Porto
Ver notícia “BIP bem aceite pelos colaboradores”.

Outros Meios de Comunicação, além do BIP
A opção mais escolhida foi a divulgação por e-mail (71%), seguida da Intranet (51%) e dos painéis de parede/informação nos elevadores (41%).

Cobertura Fotográfica de Eventos
A maioria dos inquiridos (90%) considera que a cobertura fotográfica assegurada pelo Serviço de Comunicação é suficiente.

Torneio de Futebol
Mais de metade dos inquiridos (59%) considera que o futebol não é a actividade mais adequada para promover o convívio interno. Convidados a justificar a sua resposta, verificou-se que uma das razões mais apontadas é a fraca adesão do sexo feminino neste tipo de actividade. Na opinião dos inquiridos, o Torneio de Futebol podia ser melhor se existisse um árbitro designado para cada jogo (38%), se houvesse mais convívio (30%), se o local da disputa fosse outro (21%) e se as regras estabelecidas fossem cumpridas (16%).

Outras actividades para promover o convívio entre os colaboradores
A opção que reuniu mais escolhas foi “Passeios” (57%). Seguiram-se os “Concursos de Fotografia e Poesia” (48%), o “Ciclo-turismo” (38%) e o Yoga (17%).

Apoio do SC à organização de eventos, como conferências, seminários e reuniões
A maior parte dos inquiridos respondeu que o SC devia divulgar os eventos no BIP (94%) e efectuar a sua cobertura fotográfica (86%). Registou-se ainda uma percentagem significativa que assinalou a opção “divulgação na Intranet” (67%) e “produção de sinalética para o local do evento” (62%).

O que pode ser melhorado na Intranet
As opções que reuniram um maior número de escolhas foram a “apresentação visual” (44%) e a “organização dos conteúdos” (44%). Ainda 41% dos inquiridos assinalaram a opção “navegabilidade” (41%) e “motor de pesquisa mais poderoso” (36%). A opção “maior actualização de conteúdos” foi escolhida por 30% dos inquiridos e 24% consideram importante a disponibilização de “informação em inglês”.

Ainda sobre o tema da Intranet, tentou perceber-se o que leva os colaboradores a participarem pouco nos fóruns disponíveis na Intranet e no BIP e a não apresentarem mais sugestões. Falta de interesse (48%) e falta de tempo e paciência (27%) foram as respostas mais repetidas.

O que pode ser melhorado na Internet
A opção que reuniu mais escolhas foi “mais informação sobre a actividade das Unidades”(71%), seguida por “maior actualização de conteúdos” (52%) e “mais informação em inglês” (51%). Uma percentagem significativa de inquiridos assinalou a opção “melhor apresentação visual” (41%), “maior organização dos conteúdos” (36%) e melhor navegabilidade (25%).

Divulgar a actividade com maior eficácia e projectar a imagem junto do público
A maior parte dos inquiridos (68%) escolheu a opção “organização de eventos que atraiam a imprensa”. As opções “maior participação/debate nas questões de interesse público” e “participação em feiras e outros eventos relacionados com a sua actividade” foram votadas por 60% e 59% dos inquiridos respectivamente.

Serviço de assessoria de imprensa prestado pela Mediana
Mais de metade dos inquiridos (54%) afirmaram não conhecer esta empresa. Registaram-se variados comentários a este serviço positivos e negativos. Convidados a apresentar sugestões para uma melhor assessoria de imprensa, uma percentagem considerável de inquiridos escolheu a opção “divulgação mais eficaz dos projectos” (48%) e “apresentação de mais actividades do INESC Porto” (44%).

Melhorar a participação em eventos externos, como a Mostra da UP
A maior parte das escolhas recaiu sobre as opções “interesse geral dos projectos apresentados” (48%) e “imagem do stand” (48%). Menos inquiridos consideram que é importante melhorar a “divulgação interna do evento” (40%) e a “escala dos colaboradores presentes no stand” (30%).

Organização de visitas de alunos ao INESC Porto
Os inquiridos apontaram como sugestões de melhoramento a “preparação e apresentação de protótipos” (54%), seguida de “interesse dos projectos apresentados” (30%) e “divulgação interna do evento” (30%).

Sinalética interna do edifício-sede do INESC Porto
Na opinião dos inquiridos, a sinalética podia melhorar se houvesse uma “actualização mais sistemática” (41%) e um “novo design” (11%).

Ambiente de trabalho nos open space
A maior parte dos inquiridos considera que “mais plantas” (54%) melhorariam o ambiente nos espaços abertos do edifício. Há ainda 25% que assinalaram a opção “mais quadros”.

Outros eventos de arte/cultura, como o concerto de Jazz e as exposições de Desenho e Fotografia
A maioria dos inquiridos (67%) considera que o INESC Porto devia promover mais eventos deste tipo, sendo que 49% apresentaram diversas sugestões de eventos, tais como exposições, concursos, visitas a espectáculos e locais históricos, música, conferências e palestras.



<< Anterior | Seguinte >>