B o l e t i m Número 59 de Fevereiro 2006 - Ano VI

 BIP in English BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

Responsável do DIL apresenta tese de Mestrado na FEP

Marta Barbas, licenciada em Economia e responsável pela área de Controlo de Gestão do Departamento de Informação e Logística (DIL), apresentou a sua tese de Mestrado no dia 1 de Fevereiro, no auditório da Faculdade de Economia do Porto (FEP).

A dissertação, intitulada “The Role of Management Accounting in R&D Institutions”, pretendeu caracterizar os sistemas de contabilidade de gestão das instituições de I&D em Portugal, e investigar se o uso da contabilidade de gestão permite a essas instituições gerir os seus financiamentos de uma forma mais eficiente e eficaz.

A tese foi avaliada por um júri constituído por Samuel Pereira, João Ribeiro e Aldónio Ferreira (orientador) e obteve a classificação de "Muito Bom" (nota máxima). As reacções à apresentação foram muito positivas. Foi considerado um trabalho sério, que cumpriu os requisitos para obtenção de grau de mestre e permitiu obter alguns resultados muito interessantes sobre o papel da contabilidade de gestão nas instituições de I&D em Portugal.

Em Maio do ano passado, Marta Barbas apresentara um poster com alguns resultados preliminares, no congresso da European Accounting Association (EEA), em Gotemburgo. Este ano foi aceite uma comunicação com estes resultados para apresentação numa das sessões do 29 congresso da EEA, a decorrer em Dublin (22 a 24 Março). Entretanto, será preparado um artigo para submissão a uma revista científica.

Segundo Marta Barbas, a tese constitui uma mais-valia para o INESC Porto porque lhe permitiu aprofundar algumas questões relacionadas com a gestão das instituições de I&D de uma forma "mais científica", nomeadamente no que respeita à gestão dos financiamentos, à sua maximização e aos overheads.

Na opinião de Graça Barbosa, responsável do DIL, ficam assim enriquecidas as competências do Departamento e Logística, na linha do que tem constituído uma das apostas fundamentais desta unidade de apoio. Acrescenta que o sucesso obtido por este trabalho representa um motivo de sincero orgulho e um exemplo a seguir.

Para ver a versão integral da Tese de Mestrado, consulte o seguinte link: http://intranet/arquivo/documentos/pa01/tese_marta_barbas1139853085.pdf.



<< Anterior | Seguinte >>

 

INESC Porto © 2006  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo