B o l e t i m Número 60 de Março 2006 - Ano VI

 BIP in English BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S

UTM com novo projecto aprovado pela Comissão Europeia

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) participa no consórcio MOSAICA - Semantically Enhanced, Multifaceted, Collaborative Access to Cultural Heritage, que viu aprovada a sua proposta para um projecto de investigação do tipo STREP. A proposta foi submetida em Outubro do ano passado ao 5 concurso do 6 Programa Quadro na área temática "Systems for preservation of cultural heritage - Access to and preservation of cultural and scientific resources".

O consórcio conta com 11 parceiros vindos de Israel, Reino Unido, França, Itália, Polónia, Eslovénia e Luxemburgo, para além de Portugal. O MOSAICA tem por objectivo principal desenvolver tecnologias e sistemas que permitam efectuar a pesquisa de conteúdo multimédia baseada no conhecimento, utilizando anotações semânticas e apresentar essa informação de uma forma inteligente e interactiva.

Finalmente devem também ser desenvolvidas ferramentas que permitem a qualquer utilizador criar conteúdo e anotações em "expedições virtuais" que ficam disponíveis a qualquer utilizador. O sistema deverá permitir diferentes modos de acesso, prevendo-se o recurso a GIS para personalizar a apresentação e a tecnologias P2P para efectuar a gestão e transferências dos conteúdos.

A principal área de aplicação prevista é o acesso a informação cultural judaica, devendo também ser contempladas outras áreas de utilização.

O projecto deverá iniciar-se no dia 1 de Junho, uma vez que a Comissão prevê que a assinatura do contrato fique concluída durante o mês de Março.

Teresa Andrade é a responsável pelo projecto e terá uma equipa formada por elementos que estão actualmente a trabalhar no projecto ENTHRONE, nomeadamente Pedro Carvalho, Hélder Castro, Daniel Oancea. Prevê-se ainda a admissão de um ou dois bolseiros.



<< Anterior | Seguinte >>

 

INESC Porto © 2006  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo    
 
RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados
não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.