B O L E T I M Número 65 de Outubro 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UOSE fabrica e testa dispositivo óptico integrado para interferometria astronómica

Imagem Principal Artigo

Por solicitação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, a Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) tem vindo a desenvolver dispositivos ópticos integrados para aplicação em astronomia.

Tem sido provado que a interferometria óptica consegue uma maior resolução angular combinando o sinal óptico proveniente de vários telescópios pequenos do que utilizando um único telescópio de grandes dimensões.

A combinação de feixe foi já conseguida através de óptica discreta. Contudo, a utilização de dispositivos de óptica integrada para a combinação de feixe em telescópios possui as vantagens de um sistema mais compacto, uma melhoria na estabilidade mecânica, sensibilidade mais baixa a factores externos, permite o controlo intrínseco de polarização e apresenta-se menos dispendiosa que a utilização de óptica discreta.

A UOSE projectou e simulou o funcionamento de combinadores de feixe para a banda astronómica J. Funções particulares foram optimizadas para aumentar o desempenho final de todo o dispositivo. O dispositivo foi depois fabricado em tecnologia sol-gel na infra-estrutura de área limpa.

Os primeiros dispositivos agora produzidos encontram-se em fase de caracterização, mas os primeiros resultados permitem antever um resultado final muito interessante.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.