B O L E T I M Número 66 de Novembro 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UOSE com novo doutorado

Imagem Principal Artigo

No passado dia 10 de Novembro, o colaborador da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) Pedro Jorge realizou as suas provas de doutoramento no Departamento de Física da Faculdade de Ciências.

Sob a presidência de Manuel de Barros (FCUP/INESC Porto), o júri foi constituído por Pereira Leite (FCUP), Paulo Marques (FCUP/INESC Porto), José Luís Santos (FCUP/INESC Porto) e Joaquim Esteves (FCUP), sendo arguentes Faramarz Farahi, do Department of Physics and Optical Sciences da Universidade de North Carolina em Charlotte e Abel Oliva, da Universidade Nova de Lisboa e líder do grupo de biosensores do ITQB - Instituto de Tecnologia Química e Biológica.

A tese intitulada “Luminescence based optical fiber systems for biochemical sensing applications” versou sobre o desenvolvimento de sensores ópticos, baseados em luminescência, para determinação de grandezas bioquímicas.

Foram exploradas e desenvolvidas técnicas sensoras para determinar oxigénio e pH e foi ainda testada a utilização de nanopartículas semicondutoras no mesmo contexto.

O trabalho desenvolvido visou estabelecer as bases científicas fundamentais nesta nova área, com aplicações potenciais em medicina e ambiente. Esta nova área é uma aposta estratégica da UOSE a desenvolver nos próximos anos.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.