N O T Í C I A S
Resposta à Asneira Livre
Publicamos aqui a resposta à Asneira Livre, escrita por Samuel Moniz, no último BIP.
"Caro Samuel,
Os comentários, sugestões e críticas que surgem livremente no BIP são para nós motivo para repensarmos permanentemente certos aspectos essenciais de funcionamento do INESC Porto, contribuindo assim para moldar a instituição no seu longo caminho até ao estado actual.
Estamos igualmente atentos ao problema do tabagismo e o teu comentário veio dar mais um impulso nesta questão. Há, no entanto, alguns dados adicionais a ter em conta, já que, quanto aos malefícios, não há lugar a discussão. De facto, as alterações que surgiram na FEUP resultaram, antes de mais, do cumprimento da lei, que estava a ser escandalosamente ignorada. No nosso caso, na situação actual, não estamos de facto a violar qualquer lei aplicável à nossa instituição, mas nada impede que sejamos mais exigentes perante um problema de saúde pública.
Há, então, duas alternativas, no momento actual: ou introduzimos imediatamente restrições que se aproximam das existentes em estabelecimentos de ensino, considerando o facto de uma parte significativa da nossa actividade ter idêntica natureza; ou esperamos um pouco mais pela legislação anunciada para muito breve, e actuamos em conformidade, sem prejuízo de considerarmos adicionalmente a nossa vertente académica.
A tua sugestão ia no sentido de aproveitar a dinâmica anti-tabagismo da FEUP. Não descurando esta realidade, optamos por esperar um pouco mais e tomar decisões de acordo com a nova lei. Claro que estaremos atentos se porventura a sua publicação tardar mais do que o razoável".
Cumprimentos.
Mário Jorge Leitão
|