B O L E T I M Número 69 de Fevereiro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC estuda TIC na Região Norte...

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) do INESC Porto foi convidada para apoiar a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) na elaboração do Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte (PROTN).

O papel da USIC será o de integrar a Equipa Sectorial do Sistema Produtivo Novas Tecnologias, contribuindo para as diversas fases da elaboração do PROTN, nomeadamente: o Diagnóstico Estratégico e Visão; as Opções Estratégicas de Base Territorial; o Modelo Territorial; as Normas Orientadoras; o Programa de Execução e a Elaboração do PROT.

A Região Norte, como é do conhecimento geral e face às notícias recentemente publicadas sobre o seu desempenho geral, defronta-se com desafios importantes na próxima década. As TIC poderão desempenhar um papel determinante na modernização da região e no aumento da coesão interna e externa, bem como ao nível da sua competitividade. A heterogeneidade da Região Norte é também um desafio neste trabalho, pois inclui 86 Municípios, agrupados em oito sub-regiões NUTS III, que podem ser combinados globalmente em três grandes espaços sub-regionais: Minho-Lima, Alto Trás-os-Montes e Douro e Arco Metropolitano.

Recorde-se que este trabalho surge na sequência de um contrato semelhante, recentemente celebrado com a CCDRLVT, relativamente ao PROT do Oeste e do Vale do Tejo.

Anteriormente a USIC já tinha participado no PROT dos Açores e desenvolvido actividade semelhantes desde o início da década de 90 para entidades como a Junta Metropolitana do Porto, para o Governo Regional da Madeira, para a DG Sociedade de Informação e DG Regional da Comissão Europeia.

...e participa no seminário "As TIC e o Ordenamento do Território"

A USIC participou num seminário organizado pela Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano (DGOTDU), no dia 25 de Janeiro, no Grande Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Este seminário destinava-se a apresentar os resultados de um estudo desenvolvido pelas Universidades de Aveiro e do Porto.

António Gaspar, coordenador da USIC, participou numa mesa redonda intitulada "TIC e o ordenamento do território - o contexto nacional", onde representou as CCDRs LVT e Norte, apresentando a metodologia de trabalho usada na elaboração dos PROTs OVT e Norte, na vertente TIC. Esta mesa redonda envolveu também a participação do Governo Regional dos Açores, da CCDR Centro e do INTELI.

Este seminário contou igualmente com a participação de Mário Jorge Leitão, director do INESC Porto, num painel sobre esta problemática, envolvendo a UMIC (Luís Magalhães), FLUL (Jorge Gaspar), POSC (Jaime Quesado) e INH (Ricardo Bexiga).

O seminário teve uma participação muito alargada, envolvendo algumas centenas de técnicos e decisores da administração pública central, regional e local e constituiu um reconhecimento do papel das TIC no desenvolvimento regional.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.