B O L E T I M Número 71 de Abril 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


UESP visita MIT

Imagem Principal Artigo

No âmbito do Programa MIT/Portugal, Jorge Pinho de Sousa e Américo Azevedo, da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) deslocaram-se aos Estados Unidos, de 11 a 21 de Abril, para trabalhar nessa prestigiada instituição.

Esta deslocação integra-se na linha de acção EDAM (Engineering Design and Advanced Manufacturing), onde vários elementos do INESC Porto vão participar, enquanto docentes e, possivelmente, como investigadores em projectos envolvendo empresas industriais do nosso país.

Nessa estadia, os colaboradores da UESP tiveram oportunidade de assistir a várias aulas e seminários nas áreas de Gestão de Operações, Investigação Operacional, “Supply Chain Management”, Inovação e Desenvolvimento de Produto. O mais surpreendente nestas sessões é a sua qualidade em geral, tanto ao nível pedagógico e de conteúdos, como a nível de condições das instalações, interesse e participação dos alunos, ou apresentações dos elementos de empresas que frequentemente participam nas aulas.

De facto, a fortíssima ligação ao mundo empresarial é talvez uma das bases do ensino nesta universidade, sendo que de quase todas as disciplinas, por mais tecnológica que seja a sua natureza, fazem parte elementos relacionados com a inovação e o empreendedorismo. É claro que a excepcional qualidade dos alunos, associada a um processo de selecção que deixa de fora perto de 90% dos candidatos, tem também um enorme impacto na qualidade do ensino. Não se deve também esquecer que as propinas anuais são da ordem dos 30 000 dólares... 

Jorge Pinho de Sousa e Américo Azevedo realizaram ainda várias reuniões com professores e investigadores em várias áreas, onde, para além de se ter discutido as questões curriculares das disciplinas que vão ser ministradas em Portugal no âmbito do acordo, foram abordados temas ou formas de possível colaboração em projectos de investigação. Parece, de facto, haver interesse por parte do MIT em alargar o programa actual, promovendo projectos onde o INESC Porto poderá vir a ter um papel significativo.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.