B O L E T I M Número 71 de Abril 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

E S P E C I A L

Iniciativa Ciência 2007 no Pavilhão do Conhecimento

A Ciência está Viva no INESC Porto

Imagem Principal Artigo

É já longa a experiência de participação do INESC Porto nas iniciativas da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do qual é associado. Este programa nacional procura promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a compreensão pública da ciência. Para alcançar este objectivo, a Ciência Viva desenvolve e promove actividades dirigidas ao público em geral e, muito especialmente, aos mais jovens.

O INESC Porto tem colaborado com a Ciência Viva, quer como proponente e parceiro em projectos para a melhoria do ensino experimental nas escolas, quer abrindo as portas dos seus laboratórios e disponibilizando os seus investigadores na Semana da Ciência e da Tecnologia. Além destas iniciativas, tem ainda participado em fóruns e marcado presença nas escolas para apresentar vários projectos, particularmente na área do áudio.

Prosseguindo a cooperação com este programa, o INESC Porto participou na mais recente iniciativa da Ciência Viva: o evento Ciência 2007 - Encontro Público com a Ciência, que decorreu no dia 14 de Abril no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa.

Este evento juntou três dezenas de instituições científicas que desafiaram os visitantes a desenvolver diversas actividades práticas. No caso do INESC Porto, Diana Viegas da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) e Rute Ferreira da Unidade de Sistemas de Energia (USE) apresentaram a maquete de uma ponte ligada a uma unidade de interrogação.

Trata-se de um sistema de medição de vibrações utilizando tecnologia óptica. “A brincar se entende como a optoelectrónica nos ajuda a verificar o estado das pontes” foi o mote para jovens e adultos explorarem esta tecnologia.

Segundo Diana Viegas, a experiência causou sensação. “As crianças eram atraídas pelos carrinhos que circulavam por cima da ponte e os mais velhos pela ponte em si”. Mas não se pense que este evento só contou com a presença de ilustres desconhecidos. Passaram pelo stand do INESC Porto personalidades tão distintas como Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), Francisco Sanchez, ex-presidente do Conselho de Administração da EDP, e ainda o ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago.

Diana Viegas conta que sendo Mariano Gago um físico de formação, teve de se desdobrar em explicações sobre a conhecida ponte com os sensores de deformação de Bragg, enquanto era bombardeada com mais e mais perguntas do ministro, que circulava na exposição quase como anónimo, sem a habitual comitiva de fotógrafos e jornalistas.

Rute Ferreira também ficou surpreendida quando espreitava para o microscópio de um dos expositores e sentiu a presença do ministro que estava curioso por ver. "Também pode espreitar se quiser!", respondeu a colaboradora da USE.

Outra surpresa, até para as colaboradoras do INESC Porto, foi o filme que passou repetidamente nos ecrãs gigantes da exposição, com personagens tão conhecidas como Ireneu Dias, Pedro Jorge e Michael Leitner, todos da UOSE.

De acordo com as representantes do INESC Porto, a exposição foi bastante concorrida por famílias curiosas e crianças ávidas de conhecimento. O convívio entre os participantes dos diversos institutos também foi excelente. “E não podemos esquecer a autêntica “horta” cheia de plantas e frutos deliciosos que trouxe o EAN/INIAP (Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas), os ratinhos de laboratório do CNC (Centro de Neurociências e Biologia Celular de Coimbra) ou as moscas da fruta sem asas que apresentou o IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular)”, referem as colaboradoras.

Quanto à exposição permanente do Pavilhão do Conhecimento, Diana Viegas e Rute Ferreira contam que qualquer pessoa que lá fosse se “esqueceria” da idade e participaria em todas as experiências e jogos patentes na exposição. “Participar nesta iniciativa foi uma experiência muito positiva e enriquecedora”, concluem.

Galeria de Fotos

 



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.