B O L E T I M Número 73 de Junho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


Agentes da Protecção Civil recebem formação para utilização do SIGEP

Imagem Principal Artigo

Realizou-se no passado dia 2 de Junho, em Paredes, no Centro Paroquial, uma cerimónia de entrega de diplomas aos agentes de Protecção Civil que frequentaram cursos de GIS e GPS, com vista a dotarem-se das competências adequadas para operarem com o SIGEP.

O INESC Porto foi representado neste evento por António Gaspar da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC). Esta sessão contou com a presença da Governadora Civil do Distrito do Porto, Isabel Oneto, o Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, a Vereadora com o Pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes e Carlos Bateira, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, coordenador deste projecto. Os formandos estavam representados pelas diversas Corporações de Bombeiros do Distrito do Porto, Forças de Segurança Pública e INEM, entre outros.

Recorde-se que a USIC foi responsável pela publicação do SIGEP através da Internet, desenvolvendo a infra-estrutura necessária para o efeito. O resultado foi a criação de uma infra-estrutura baseada num servidor de dados e num servidor de GIS, os quais disponibilizam, através de uma Extranet, mais de 220 níveis de informação num total de cerca de 90 Gigabytes de dados, a 20 tipos de perfis, ao nível distrital e municipal. Esta informação é acedida por um simples browser, sem plug-ins.

O sistema disponibiliza informação de estudos sobre riscos naturais, acidentes industriais e tecnológicos, incêndios florestais, além de permitir a localização e pesquisa de recursos e o cruzamento de informação. O utilizador - depois de autenticado - selecciona os temas e as camadas que pretende visualizar e navega no espaço, escolhendo a localização que pretende estudar, bem como o nível de detalhe.

Desta forma pode avaliar o impacto no território de uma dada situação de crise e planear a melhor forma de a solucionar. Um exemplo é a localização de condutas de gás ou de um oleoduto subterrâneo junto a um incêndio. Outro exemplo é a definição de zonas de exclusão face a uma situação de crise.

Este sistema irá permitir uma verdadeira democratização no acesso à informação de Protecção Civil, ao dar acesso de uma forma simples a todos os agentes ao longo do Distrito, permitindo uma tomada de decisão mais informada ao nível do planeamento e resposta a situações de emergência.

Com a entrega de diplomas foram também entregues os passwords para acesso ao SIGEP, permitindo que estas entidades passem a usar regularmente esta nova ferramenta.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.