B O L E T I M Número 73 de Junho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


UESP participa no Centro de Excelência da Fileira da Moda

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) participa no projecto TECMODA - Centro de Excelência da Fileira da Moda que tem por missão ajudar as PME´s nacionais da fileira da moda (Têxtil, Vestuário e Calçado) a tornarem-se mais competitivas no mercado global.

O projecto promove ainda a cooperação entre Universidades, Associações, Centros de Investigação e Empresas e age como um facilitador na aplicação da inovação aos processos de criação, produção e negócio daqueles sectores da economia nacional, pela via da aplicação das TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica).

O TECMODA é liderado pelo Centro Tecnológico do Calçado e tem como parceiros principais o CITEVE, APICCAPS, ANIVEC/APIV e o INESC Porto.

O projecto está estruturado em cinco Eixos Temáticos: Modelos de Negócio e de Colaboração; Sistemas de Informação nas Organizações; Sistemas de Desenvolvimento de Produto, Prototipagem e Realidade Virtual; Produtos Inteligentes – Wearable Technologies; Equipamentos e Sistemas Inteligentes.

Em cada um dos Eixos Temáticos identificados pretende-se avaliar e acompanhar o estado da arte a nível nacional e internacional, caracterizar a oferta disponível no mercado nacional e internacional e identificar as lacunas existentes no mercado, considerando as necessidades actuais e futuras das empresas.

Com base nesta informação serão identificadas oportunidades de desenvolvimento de novos sistemas ou de complementos aos existentes, com viabilidade no mercado internacional, serão concebidos projectos de IDT que visem a resolução das lacunas identificadas e serão identificadas as melhores práticas na adopção destas tecnologias.

O INESC Porto coordena as actividades do Eixo de Sistemas de Informação nas Organizações e do sub-projecto de desenvolvimento: Integração electrónica de PME da fileira Moda.

César Toscano da UESP coordena a participação do INESC Porto no TECMODA, contando com a colaboração do Américo Azevedo, António Correia Alves, Ivo Relvas, Jorge Pinho de Sousa, Luís Carneiro, Paula Silva, Paulo Sá Marques, Pedro Ribeiro e Rui Rebelo. José Carlos Caldeira participa no Comité Executivo do projecto.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.