B O L E T I M Número 73 de Junho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC promove evento sobre padrões de software

Imagem Principal Artigo

Em Abril passado, a Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) associou-se ao Grupo de Engenharia de Software da FEUP para a organização de um tutorial sobre padrões de software "Design Patterns: Gang-of-Four and More", leccionado por Joseph Yoder, fundador da Refactory Inc., docente na Universidade de Illinois, e vice-presidente da Hillside Group, EUA.

Joseph Yoder é um prestigiado especialista em padrões de software com mais de 10 anos de experiência na escrita, utilização e ensino de Design Patterns. O tutorial teve uma excelente adesão, tanto do meio académico como industrial, contando com participantes da FEUP, INESC Porto, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho, Critical Software, Qimonda, EFACEC e Microsoft Portugal.

Para além da leccionação do tutorial, Joe Yoder e Ademar Aguiar colaboraram ainda na organização da PLoP'2007 - 14th Conference on Pattern Languages Of Programs, da qual são respectivamente Program Chair e Conference Chair.

A visita de Joe Yoder à Universidade do Porto permitiu dar-lhe a conhecer melhor as principais actividades de I&D em curso na FEUP e INESC Porto em especial nas suas principais áreas de interesse: arquitectura e projecto de software, design patterns, frameworks, refactoring e metodologias ágeis. Como resultado, foram planeados próximos eventos do género para o próximo ano.

No final de Junho, entre 25 e 28 de Junho, estará novamente no Porto Uwe Zdun da Vienna University of Technology, para colaborar na leccionação de um curso de formação contínua (32h) sobre "Building Service Oriented Architectures - Concepts, Patterns and Technologies".

Os seus principais interesses de investigação incluem padrões de software, arquitectura e projecto de software, SOA, sistemas distribuídos, e aplicações Web. É um revisor habitual em revistas e conferências, e co-organizou vários workshops em conferências como EuroPLoP, CHI, ECOOP e OOPSLA.

Uwe foi Conference Chair da EuroPLoP'2005 e Program Chair da EuroPLoP'2006, a principal conferência de padrões de software na Europa. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no sitio web da FEUP, em Cursos de Formação Contínua. Este curso é também coordenado por Ademar Aguiar.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.