B O L E T I M Número 74 de Julho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USE desenvolve projecto "Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade"

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) iniciou recentemente a participação no projecto "Berlenga – Laboratório de Sustentabilidade", que pretende combater as ameaças associadas à presença do Homem na Ilha da Berlenga, ao largo de Peniche.

Esta ilha integra o arquipélago das Berlengas e é a única com ocupação humana permanente. O projecto procurará minimizar as ameaças geradas por esta ocupação, intervindo ao nível da energia, da gestão de resíduos, do fornecimento e tratamento de água, e do saneamento.

Os objectivos principais do projecto visam dotar a Ilha de capacidades de geração e armazenamento de energia a partir de fontes renováveis, bem como de produção de água potável e tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, num todo gerido de forma integrada em que a Berlenga funcionará como um verdadeiro “Laboratório de Sustentabilidade”.

A USE irá liderar a tarefa correspondente à Integração de Sistemas, sendo que a sua colaboração irá incidir na concepção do sistema eléctrico a instalar na Ilha da Berlenga, tendo em conta as opções de geração mais adequadas, que simultaneamente garantam um bom desempenho e sejam cost-effective.

A Unidade intervirá ainda ao nível do desenvolvimento de uma plataforma base para a simulação do funcionamento do sistema eléctrico a implementar na Ilha, bem como de um esquema de controlo adequado ao sistema eléctrico, que possibilite um controlo eficiente de frequência e de tensão, maximizando desta forma o aproveitamento dos recursos renováveis disponíveis.

Finalmente, a colaboração da USE passará também pela validação e afinação do sistema desenvolvido através de testes em ambiente real.

A equipa do INESC Porto envolvida no projecto é composta por  João Peças Lopes (coordenador), André Madureira e Carlos Moreira, sendo o tempo de execução previsto de 18 meses (até ao final de 2008).

Para além do INESC Porto, as empresas e instituições envolvidas no projecto são o Centro Para Prevenção da Poluição – C3P (representante da NASA e ITB); Instituto de Soldadura e Qualidade – ISQ; Energias de Portugal – EDP; Câmara Municipal de Peniche; Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB; INETI, EFACEC; Águas de Portugal – AdP; Direcção de Faróis – Marinha; e GALP Energia.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.