B O L E T I M Número 74 de Julho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


Rui Barros integra Steering Committee do ELANET

Imagem Principal Artigo

Durante a última Reunião Geral do ELANET - European Local Authorities'Telematic Network, Rui Barros, da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) foi eleito membro do Steering Committee desta rede.

Trata-se de um reconhecimento da intervenção do INESC Porto no campo do Governo Electrónico, levada a cabo pela USIC, o qual permitirá aprofundar o relacionamento com esta rede, da qual o INESC Porto é membro há vários anos, contribuindo para a internacionalização das actividades neste domínio.

O ELANET opera sob o chapéu do CEMR (Conselho das Regiões e Municípios Europeus) e foca a sua intervenção na construção da Sociedade da Informação ao nível local e regional.

O ELANET é coordenado pelo Steering Committee, o qual é eleito pelos seus membros nas Reuniões Gerais anuais. O presidente e o vice-presidente são os responsáveis executivos do ELANET.

Existem dois escritórios do ELANET em Bruxelas, um responsável pelo sítio da rede na Internet e outro de suporte aos vários grupos de trabalho, tais como o Grupo de Política, que se reúne regularmente para discutir os vários documentos de política sobre a Sociedade da Informação produzidos pelas várias instituições europeias, nomeadamente a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Comité das Regiões.

Para além desse grupo, existem os Grupos de Projecto, que são formados pelos diferentes consórcios criados pelos membros do ELANET para participar nas convocatórias enquadradas pelos vários programas sobre a Sociedade da Informação da Comissão Europeia.

A equipa EISCO faz igualmente parte dos vários grupos de trabalho e é responsável pelas actividades preparatórias e realização da Conferência EISCO - European Information Society Conference, organizada pelo ELANET a cada 18 meses.

As conferências EISCO juntam decisores locais e regionais, funcionários públicos e especialistas TIC de mais de 30 países.

Além do INESC Porto, fazem parte do Steering Committee: Association of Local and Regional Authorities of Finland, Cities in Internet Association of Poland, Association of Local and Regional Authorities of Norway, Council of European Municipalities and Regions (Brussels), IDEA - Improvement and Development Agency for Local Government (United Kingdom), Local Government Computer Services Board (Ireland), Flemish Association of Local Authorities (Belgium), ANCITEL (Italy), Federation of Municipalities and Regions – FEMP of Spain, ITAPA - Information Technologies and Public Administration (Slovak Republik) e KGST - Kommunale Gemeinschaftsstelle für Verwaltungsmanagement (Germany).

Para mais informação sobre o ELANET consultar www.elanet.org.




INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.