B O L E T I M Número 74 de Julho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC desenvolve ferramenta de e-participação

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) desenvolveu uma ferramenta de suporte à discussão pública georeferenciada. Esta solução surge na sequência de experiências anteriores desenvolvidas para a discussão pública do PDM do Porto e do Plano de Pormenor do Novo Centro Direccional da Maia.

A nova ferramenta, intitulada Geoforum, permite a integração de um fórum de discussão com software de informação geográfica, permitindo a visualização e interacção entre a discussão no fórum e a informação geográfica disponibilizada. Desta forma a participação - opiniões, sugestões e ideias - é realizada de uma forma organizada e geograficamente contextualizada.

O Geoforum permite associar conteúdos a uma área geográfica; visualizar e interagir com diferentes níveis de informação geográfica, como cartas de PDM, informação geográfica de base e ortofotomapas. Constitui um suporte à discussão, interna e externa, em diferentes fases da elaboração de um plano, torna possível a pesquisa geográfica de conteúdos; vistas adaptáveis (mapa, fórum e mista); agiliza a produção de relatório da fase de participação; pesquisa por toponímia e entidades geográficas, eixos de via, número de polícia, etc.. 

Permite, ainda o acompanhamento anónimo da discussão (a participação activa no fórum de discussão implica registo prévio do utilizador); funcionalidades típicas dos fóruns de discussão; interacção típica de um WebMap (Zoom, Pan, ...).

A componente geográfica pode ser suportada sobre ESRI ArcIMS ou Autodesk Mapguide.

O Fórum de discussão foi desenvolvido recorrendo a ferramentas OpenSource.

Pode ser consultado um demonstrador online em http://gis.inescporto.pt/gforum/.

Esta ferramenta foi já usada no início do ano pela Câmara Municipal de Águeda para a discussão pública do Plano de Mobilidade Urbana, nomeadamente para a discussão de alterações de sentidos de trânsito nesta cidade.

A equipa de desenvolvimento foi composta por José Lino e Ricardo Henriques da USIC.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.