B O L E T I M Número 62 de Maio 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USE conclui estudo para Enersis

Imagem Principal Artigo

Portugal é país pioneiro no aproveitamento da energia das ondas.

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) concluiu um estudo para a Enersis com o objectivo de identificar o ponto de ligação à rede mais adequado para uma central que converte energia das ondas em electricidade.

Esta central terá a potência de 24 MW, utilizando tecnologia Pelamis, e ficará situada na zona da Póvoa de Varzim junto à Aguçadoura. O estudo envolveu análises de impacto na exploração das redes de 60 kV a norte do Porto e na Rede Nacional de Transporte para vários cenários de operação.

A tecnologia Pelamis assemelha-se a uma cobra articulada que oscila à medida que as ondas percorrem o seu comprimento. A oscilação nas articulações permite accionar geradores de electricidade e a energia é depois recolhida por um cabo submarino e encaminhada para terra.

Estima-se que 1 km2 de oceano ocupado com geradores Pelamis possa fornecer uma potência de 30 MW, o que poderia alimentar umas 20.000 casas (fonte: http://www.oceanpd.com/default.html de onde foi extraída a figura).

Colaboraram no projecto Pereira da Silva, Ricardo Ferreira e João Peças Lopes.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.