B O L E T I M Número 76 de Outubro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   



CRACS inicia projecto de investigação em cooperação com IGC

Imagem Principal Artigo

Um grupo de investigadores do CRACS - INESC Porto LA (Center for Research in Advanced Computing Systems)  iniciou recentemente um trabalho de investigação em cooperação com o grupo de imunologia teórica do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC).

O trabalho visa implementar um sistema de detecção de intrusões para redes de computadores utilizando um modelo de aprendizagem inspirado no sistema imunitário dos vertebrados.

Este modelo, baseado numa teoria recente sobre o funcionamento do sistema imunitário, sugere que o limiar de activação (ou resposta) das células do sistema imunitário é ajustado dinamicamente ao longo do tempo, tendo em conta o histórico das suas iterações com as restantes células transportadoras de agentes estranhos que entram no nosso organismo.

Neste momento encontra-se em fase de finalização um simulador do algoritmo que permite aferir sobre o comportamento dinâmico do sistema ao longo do tempo, nomeadamente a evolução do limiar de activação das células face à exposição a agentes estranhos (não necessariamente "perigosos").

Pretende-se, deste modo, simular o sistema com dados sobre o tráfego da rede, por forma a explorar as potencialidades da sua classificação em tráfego normal e não-normal.

Os investigadores do CRACS que estão a trabalhar neste projecto são Manuel Eduardo Correia e Mário Antunes.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.