B O L E T I M Número 83 de Maio 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


UOSE com resultado inovador na área da Imagiologia de Alta Resolução

Imagem Principal Artigo

Investigadores da Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) estão envolvidos na rede europeia denominada HIRESOMI, HIgh RESolution Optical Measurement and Imaging e demonstram em laboratório a aplicação da técnica OCT para imagiologia de elevada resolução espacial.

O consórcio, em que a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) participa, tem os seguintes parceiros: University of Kent do Reino Unido, National University of Ireland em Galway, Imagine Eyes de França e a Multiwave de Portugal.

A actividade centra-se no desenvolvimento de sistemas e métodos para Medida e Imagiologia não invasiva, de elevada resolução espacial. A rede opera à dimensão europeia, disponibilizando bolsas para programas de Doutoramento e para estágios anuais, enquadrada no programa Marie Curie – Early Stage Training. Neste contexto estão a realizar o seu trabalho no INESC Porto, dois estudantes de doutoramento: César Maule e Michael Leitner.

A UOSE é a primeira unidade de investigação com actividade científica em sistemas de imagiologia OCT – Optical Coherence Tomography, em Portugal.

Os resultados preliminares obtidos pela equipa liderada pela investigadora Carla Carmelo Rosa permitem demonstrar o potencial da técnica de tomografia por coerência óptica, com potencial aplicação em áreas transversais como a Medicina, a Biologia, e na caracterização de Materiais.

O projecto prossegue com o desenvolvimento de OCT Diferencial, que permitirá a determinação da concentração e da penetração de compostos específicos num volume, tipicamente uma amostra ou tecido biológico.

A resolução espacial corresponde a um cubo (voxel) de cerca de 15 mícrons de lado. Como as imagens são obtidas em tempo real, a técnica permite ainda caracterizar a evolução temporal destas medições.

As aplicações potenciais de maior impacto são a identificação diferenciada de células malignas em tecidos biológicos. Este trabalho constitui o programa de doutoramento do Michael Leitner.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.