B O L E T I M Número 84 de Junho 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC estuda Observatório de Mobilidade para a Região de Lisboa

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) está a desenvolver um estudo para a implementação de um Observatório de Mobilidade na Região Metropolitana de Lisboa.

Um Observatório de Mobilidade é um instrumento para monitorização da mobilidade, permitindo gerar informação sobre a mobilidade e sobre o seu enquadramento; participar em exercícios de barómetros e/ou de benchmarking a nível nacional e internacional; e apoiar a planificação e a regulamentação dos transportes.

Constitui ainda uma base científica de suporte a estudos neste campo ou em interacção com outras áreas; apoia profissionais, entidades, empresas e governantes na sua actividade, no que diz respeito à mobilidade e pretende ser um instrumento de comunicação, potenciando mudanças de comportamentos e de padrões de mobilidade.

Em termos concretos, o Observatório será um Sistema de Suporte à Decisão, recolhendo dados de diversas fontes e produzindo indicadores que permitam medir a implementação de um estratégia de mobilidade e actuar, se necessário.

A metodologia proposta consiste em visitas a Observatórios de Mobilidade Internacionais - Madrid, Genebra e Génova; contactos com entidades nacionais do sector que poderão ser parceiros de um Observatório deste tipo; definição de Visão, Missão e Objectivos; determinação de Modelo e Plano de Negócios e de Arquitectura Empresarial; preparação de candidatura a programa de financiamento com vista à sua implementação e disseminação.

Este projecto está a ser co-financiado pelo Programa Operacional Regional Lisboa e Vale do Tejo (PORLVT) 2000-2006 e foi dinamizado no contexto da parceria europeia estabelecida entre Lisboa, Valência e Génova, no âmbito da Operação Quadro Regional MARE, liderada pela CCDR-LVT.

O acompanhamento está a cargo desta entidade e do IMTT - Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres.

Este estudo está a ser realizado por uma equipa pluridisciplinar composta por elementos da USIC que asseguram a gestão do projecto e a componente de tecnologias de informação, por elementos da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) que asseguram a componente de avaliação da sustentabilidade económica, e por um perito do sector, António Pérez Babo.

Presentemente encontra-se em curso a definição do Modelo do Observatório. A equipa é coordenada por António Gaspar.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.