B O L E T I M Número 85 de Julho 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto organiza curso "Digital Transformation of Organizations"

Imagem Principal Artigo

“Digital Transformation of Organizations” é o nome do curso conduzido por Gary Chapman, professor  da Universidade do Texas (Austin), que teve lugar no INESC Porto, nos dias 14 a 19 de Julho.

O curso, realizado no âmbito da parceria entre a Universidade do Texas (Austin) e Portugal, teve como objectivo mostrar as mudanças que as organizações estão a atravessar, induzidas pelas novas tecnologias de informação, particularmente graças à Internet e à Web 2.0.

Segundo Gary Chapman, as organizações estão a ser transportadas do antigo paradigma burocrático para o novo da rede, e as entidades/empresas e economias que abraçarem esta mudança irão prosperar.

Entre os tópicos abordados, contaram-se a introdução às tecnologias que condicionam a mudança organizacional, as novas ferramentas organizacionais e os novos modelos colaborativos e mudança nas organizações. Também as novas formas de organização e os desafios para os gestores da era da rede foram temas discutidos no curso.

Com as inscrições a ultrapassar as vagas disponíveis, os formandos seleccionados tinham um perfil bastante heterogéneo, o que originou uma troca de experiências bastante rica. Como resultado será lançado um wiki, que terá como principal objectivo mostrar o que de melhor está a ser feito neste domínio no mundo lusófono.

CV Gary Chapman
Recorde-se que Gary Chapman é director do Projecto 21st Century (programa de investigação e aprendizagem sobre como ligar a política pública tecnológica à participação cívica e democracia) e membro da Lyndon Baines Johnson School of Public Affairs da Universidade do Texas em Austin, a escola de política pública desta universidade. É também Associate Director do Telecommunications and Information Policy Institute da mesma universidade.

Gary Chapman foi o primeiro director executivo da organização Computer Professionals for Social Responsibility, foi chairman do do comité de selecção do Turing Award - o prémio mais importante do mundo no campo da Computer Science - e em 2000 foi nomeado um dos "25 Most Powerful Texans in High Tech" pela revista Texas Monthly.

Durante 10 anos, foi ainda colunista sobre tecnologia e sociedade nas publicações The Los Angeles Times, The Austin American-Statesman e Texas Monthly.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.