B O L E T I M Número 85 de Julho 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC apresenta estudo sobre Observatório de Mobilidade

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto marcou presença no Encontro Final Internacional da Operação Quadro Regional (OQR) MARE “Mobilidade e Acessibilidade Metropolitana nas Regiões do Sul da Europa”, organizado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), que teve lugar no dia 19 de Junho, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). 

Esta iniciativa, da responsabilidade da CCDR-LVT, foi enquadrada no programa INTERREG IIIC e teve como objectivo encontrar novas soluções para os problemas da mobilidade e acessibilidade nas regiões metropolitanas de Lisboa, Ligúria e Comunidade Valenciana.

Neste encontro foram apresentados os resultados dos vários projectos associados a esta iniciativa, particularmente no campo da mobilidade flexível, mobilidade sustentável, dos planos de mobilidade e da e-mobilidade.

Foi também apresentado o estudo sobre o Observatório de Mobilidade da Região Metropolitana de Lisboa, dinamizado no âmbito da OQR MARE. A apresentação, a cargo de António Gaspar, endereçou os objectivos deste estudo, a sua metodologia e as conclusões já obtidas, no seguimento das visitas aos Observatórios de Madrid, Genebra e Génova, bem como na sequência dos contactos com a comunidade de transportes e mobilidade da região de Lisboa.

Recorde-se que este estudo está a ser realizado por uma equipa pluridisciplinar composta por elementos da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), que asseguram a gestão do projecto e a componente de tecnologias de informação, por elementos da Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT), que asseguram a componente de avaliação da sustentabilidade económica, e por um perito do sector, António Pérez Babo.

Presentemente encontra-se em curso a definição do Modelo do Observatório. A equipa é coordenada por António Gaspar.

As comunicações deste Encontro serão disponibilizadas no site da OQR MARE.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.