G A L E R I A D O I N S Ó L I T O
Como identificar falsos profetas?
Entre as dezenas de questões e pedidos que recebemos mensalmente no nosso portal, não é de estranhar que encontremos algumas mais invulgares ou insólitas, mas em 2008 ainda nenhuma superou a que se segue.
Assim “reza” a mensagem de um certo Sebastien do Brasil:
Caro redator, boa tarde.
Estou desejoso para enviar-lhe alguns artigos para sua apreciação. Tratam sobre assuntos dos mais diversos, desde acontecimentos mundiais, alto-estima, até religião. No passado, não se discutia tanto sobre o referido assunto, mas, ao passo que a religião não consegue religar o homem a Deus o debate se intensifica em todos os setores da sociedade, inclusive, pela grande mídia. Não deixaria de dar minha humilde contribuição com os seguintes artigos: A religião no centro das discussões mundiais. Como identificar os falsos profetas? Está à porta o fim das religiões. Portanto, espero pelo seu e-mail. Um abraço.
Ao que nós, que não gostamos de deixar ninguém sem resposta, atentamente replicámos:
Exmo Sr. Sebastien,
O INESC Porto é uma instituição de ciência reconhecida internacionalmente como sendo de excelência e, como tal, não pode deixar de procurar dar resposta às dúvidas e interrogações que afligem a humanidade. Do material que nos enviou, pensamos que o tema que nos interessa particularmente é o segundo, "Como identificar falsos profetas?". Na verdade, dispomos de avançada tecnologia em sensores ópticos que poderia ser aplicada para analisar a auréola que, naturalmente, qualquer ente predisposto a anunciar-se como profeta deverá exibir como prova de genuinidade. Uma posterior análise espectral dar-nos-á uma indicação segura sobre as falsificações mais primárias. Se combinada com análise Doppler e com o sujeito em movimento, poder-se-á obter confirmação de se verificar um desvio para o violeta (por suposto, cor de paramentos religiosos e, portanto, indicadora de viagem para o céu) ou para o vermelho, que não oferece dúvidas ser o inferno.
Se lhe pudermos ser úteis, não hesite em nos enviar novos detalhes. Cumprimentos.
A nossa "alto-estima" (he!he!he!) anda altíssima: até dá para o delírio...
|