B O L E T I M Número 86 de Setembro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


O p i n i ã o  

  • A Vós a Razão
  • Colaborador partilha a experiência que viveu no INESC Porto: "Torna-se muito difícil fazer uma selecção de uma pessoa em especial que mais marcasse o meu tempo de estadia na instituição, visto que todas as pessoas deixaram algum marco histórico. É como se tivesse estado perante muitas caixinhas de surpresa, nunca sabendo realmente o que ia saltar para fora em cada instante..."

  • Asneira livre
  • Colaborador do INESC Porto reflecte: "Na minha terra provavelmente podiam ser um pouco menos rígidos e cá em Portugal (ou INESC Porto) mais concisos."

  • Galeria do Insólito
  • Entre as dezenas de questões e pedidos que recebemos mensalmente no nosso portal, não é de estranhar que encontremos algumas mais invulgares ou insólitas, mas em 2008 ainda nenhuma superou a que se segue.

  • Biptoon
  • Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Ver Notícias

 

G A L E R I A  D O  I N S Ó L I T O


Como identificar falsos profetas?

Imagem Principal Artigo

Entre as dezenas de questões e pedidos que recebemos mensalmente no nosso portal, não é de estranhar que encontremos algumas mais invulgares ou insólitas, mas em 2008 ainda nenhuma superou a que se segue.

Assim “reza” a mensagem de um certo Sebastien do Brasil:

Caro redator, boa tarde.

Estou desejoso para enviar-lhe alguns artigos para sua apreciação. Tratam sobre assuntos dos mais diversos, desde acontecimentos mundiais, alto-estima, até religião. No passado, não se discutia tanto sobre o referido assunto, mas, ao passo que a religião não consegue religar o homem a Deus o debate se intensifica em todos os setores da sociedade, inclusive, pela grande mídia. Não deixaria de dar minha humilde contribuição com os seguintes artigos: A religião no centro das discussões mundiais. Como identificar os falsos profetas? Está à porta o fim das religiões. Portanto, espero pelo seu e-mail. Um abraço.


Ao que nós, que não gostamos de deixar ninguém sem resposta, atentamente replicámos:

Exmo Sr. Sebastien,

O INESC Porto é uma instituição de ciência reconhecida internacionalmente como sendo de excelência e, como tal, não pode deixar de procurar dar resposta às dúvidas e interrogações que afligem a humanidade. Do material que nos enviou, pensamos que o tema que nos interessa particularmente é o segundo, "Como identificar falsos profetas?". Na verdade, dispomos de avançada tecnologia em sensores ópticos que poderia ser aplicada para analisar a auréola que, naturalmente, qualquer ente predisposto a anunciar-se como profeta deverá exibir como prova de genuinidade. Uma posterior análise espectral dar-nos-á uma indicação segura sobre as falsificações mais primárias. Se combinada com análise Doppler e com o sujeito em movimento, poder-se-á obter confirmação de se verificar um desvio para o violeta (por suposto, cor de paramentos religiosos e, portanto, indicadora de viagem para o céu) ou para o vermelho, que não oferece dúvidas ser o inferno.


Se lhe pudermos ser úteis, não hesite em nos enviar novos detalhes.
Cumprimentos.


A nossa "alto-estima" (he!he!he!) anda altíssima: até dá para o delírio...



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.