B O L E T I M Número 86 de Setembro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 



Investigador do CRACS vence programa Sapo Summerbits

Imagem Principal Artigo

Dois projectos orientados por Eduardo Correia, investigador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), conquistaram as bolsas de 7500 Euros atribuídas pelo programa Sapo Summerbits às 10 ideias com maior impacto tecnológico e social de desenvolvimento de código para projectos de software livre.

Ambos os projectos centram-se na extensão às políticas de autenticação OpenID, abrangendo as componentes de servidor, provedor e cliente.

O primeiro propõe-se a criar um servidor e provedor OpenID cujo objectivo fundamental é permitir que todos os portugueses possam obter uma identidade digital e, consequentemente, uma utilização mais segura da Internet. Para tal, este projecto visa criar um servidor e provedor OpenID com as extensões necessárias para que o processo de autenticação faça uso das funcionalidades do Cartão do Cidadão e, assim, seja acessível a todos. Os servidores Open Source a considerar serão o JOID, Java OpenID e o OpenID4Java, que permitem uma autenticação OpenID resistente a phishing.

O segundo projecto complementa as funcionalidades do primeiro, ao pretender facilitar a experiência OpenID, tornando-a acessível a todos. Para tal vai desenvolver um cliente OpenID, sob a forma de plugin para o firefox capaz de associar diferentes Identidades Digitais a diferentes sites de forma automática, bem como conceber o processamento automático da autenticação no provedor OpenID.

O CRACS demonstra, através da cooperação neste tipo de projectos, cuja data prevista de conclusão é a 23 de Outubro de 2008, a sua capacidade de oferecer know-how na área de computação avançada, contribuindo para a inovação do software livre a nível nacional.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.