B O L E T I M Número 86 de Setembro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC co-organiza WikiSym 2008

Imagem Principal Artigo

O balanço da WikiSym 2008 – the 4th International Symposium on Wikis, realizada no Porto de 8 a 10 de Setembro, não podia ter sido mais positivo. Ademar Aguiar, Conference Chair da WikiSym 2008 e investigador da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) do INESC Porto, considera mesmo que “simpósio ultrapassou todas as expectativas tanto em termos de participação como de resultados para os investigadores, utilizadores e autores de wikis presentes, reunindo mais de 140 pessoas de quatro continentes”.

Esta iniciativa, co-organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e INESC Porto, em cooperação com a Association for Computing Machinery (ACM) reuniu investigadores, profissionais, escritores, académicos, desenvolvedores e utilizadores para partilhar conhecimentos e experiências de todas as áreas relacionadas com “wikis”, desde as sociais às técnicas.

Esta 4ª edição do simpósio atingiu um público mais alargado graças à introdução de um conjunto de novos tipos de sessões. Destaque para o “DoctoralSpace” (direccionado para os estudantes de doutoramento), onde se apresentaram e discutiram as inovações na área; o “Wikifest”, que visou a partilha de experiências sobre a criação e gestão destes espaços virtuais de conhecimento; e o “Wikiwalk”, uma caminhada de investigadores e utilizadores de “wikis” pela cidade do Porto, aberta também aos cidadãos interessados no tema, onde se partilharam experiências e preocupações na concepção e manutenção de “wikis”.

A WikiWalk foi organizada por Gabriel David e proporcionou um espaço de discussão informal entre os participantes da WikiSym 2008 e cidadãos interessados em wikis e software social, tendo contado com intervenções convidadas de José Vítor Malheiros (jornalista do Público), Rui Tavares (historiador da Fac. de Arquitectura da U.Porto), Lúcia Matos (professora de História de Arte na Fac. de Belas Artes da U. Porto), Andrea Vieira (arquitecta da Fac. de Arquitectura da U.Porto) e Sónia Silva (museologista do Centro Português de Fotografia).

Em 2009, a WikiSym voltará à América do Norte, a Orlando, em finais de Outubro, a realizar conjuntamente com a OOPSLA 2009.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.