N O T Í C I A S
USE tem novo contrato nos Estados Unidos
A Unidade de Sistemas de Energia (USE) vai desenvolver, em conjunto com o Argonne National Laboratory (ANL) dos Estados Unidos, um trabalho para o Department of Energy (DoE) do governo americano relacionado com a previsão de produção de energia eólica.
O DoE lançou um concurso entre os laboratórios nacionais americanos para o desenvolvimento de vários aspectos das tecnologias ligadas à produção de energia eléctrica de origem eólica. Portugal goza presentemente de prestígio mundial em matéria de energias renováveis e o INESC Porto, como instituição europeia, é considerado um dos locais e laboratórios especialistas de topo no contexto internacional - o que justifica o convite que o ANL endereçou para a formação de um consórcio.
O projecto de desenvolvimento de um sistema de previsão de potência eólica (que é ainda mais complexo do que apenas a previsão de vento) terá previsivelmente a duração de dois anos, contando com um orçamento estimativo elevado. Em Agosto foi comunicada pelo ANL ao INESC Porto a adjudicação da primeira fase, devendo os trabalhos estar concluídos dentro de cinco meses. A equipa está presentemente a ser liderada por Vladimiro Miranda e contará também com Peças Lopes e Cláudio Monteiro, entre outros. |