N O T Í C I A S
INESC Porto acolhe spin-off na área de sistemas de informação
A PROCESS.net, uma spin-off da FORUM – Sistemas de Informação, Lda. e especializada no desenvolvimento de sistemas inovadores e personalizados para o mercado de BPM (Business Process Management), é a nova empresa incubada pelo INESC Porto.
Liderada por Paulo Costa Neto, o CEO da empresa, a PROCESS.net apresenta um conceito inovador ao introduzir um serviço que potencia a evolução do paradigma de funcionamento da indústria da contabilidade e do controlo das contas dos agentes económicos. Na sua génese está um modelo de negócio com uma fraquíssima representatividade em Portugal, mas cuja proeminência no mercado das indústrias TIC’s tem vindo a crescer fortemente: Software as a Service (SaaS).
O primeiro projecto desta empresa ambiciona desmaterializar todo o processo da contabilidade. Trata-se de uma solução assente numa plataforma colaborativa acessível remotamente, capaz de adquirir, armazenar, distribuir selectivamente e processar dados contabilísticos, possibilitando a interacção dos diferentes players da indústria do processamento da contabilidade (empresas, gabinetes, Técnicos Oficiais de Contabilidade, Auditores e Revisores de Contas, entre outros.).
A PROCESS.net iniciará também, em breve, as actividades do recém-criado núcleo de I&DT, centradas nas áreas dos Sistemas de Informação Baseados na Localização e da Gestão dos Processos de Negócio. Com o conhecimento gerado através dos projectos de investigação deste núcleo, a PROCESS.net pretende desenvolver uma nova plataforma tecnológica para recepção, gestão e despacho de pedidos de alocação de recursos baseada em informação georreferenciada e selecção multi-critério.
O INESC Porto afigura-se, para esta empresa, como um parceiro de recurso imediato, quer ao nível do know-how – acelerando o desenvolvimento do projecto, quer ao nível de apoio aos promotores no desbravamento desta e de novas ideias de investimento futuro. Consequentemente, a incubação no INESC Porto potencia o sucesso de um investimento que por ser inovador, acaba por ter associado uma dose de risco mais elevada. |