B O L E T I M Número 64 de Julho/Agosto/Setembro 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USE desenvolve Sistema de Treino de Operadores para a EFACEC...

Imagem Principal Artigo

A EFACEC - Sistemas de Engenharia encomendou à Unidade de Sistemas de Energia (USE) o desenvolvimento de um Sistema de Treino de Operadores de Centros de Despacho.

Trata-se de um grande projecto, que envolve o desenvolvimento de um ambiente de treino de operadores para utilização de funcionalidades de gestão de redes eléctricas, já anteriormente desenvolvidas para a EFACEC pela USE.

O sistema recorre exclusivamente a simulação computacional para criar cenários de operação, emular o funcionamento da rede eléctrica em treino e na sequência de incidentes e avaliar o comportamento dos operadores, que podem recorrer a ferramentas para apoio à gestão do sistema, com objectivo de encontrar soluções para explorar as redes eléctricas nos cenários e perturbações consideradas.

 ... e Júri do concurso eólico conclui primeira fase de avaliação com participação da USE...

O Júri do Concurso para Atribuição de Capacidade de Injecção de Potência na Rede do Sistema Eléctrico de Serviço Público e Pontos de Recepção Associados para a Energia Eléctrica Produzida em Centrais Eólicas, presidido por João Peças Lopes, concluiu a primeira fase da avaliação, com a publicação da lista ordenada de propostas e a indicação das propostas que passam à fase de negociação.

Para além de ver um coordenador na presidência do Júri, a USE participa neste processo em termos de assessoria, a cargo de Manuel Matos.

Este concurso é de importância crucial para o desenvolvimento do sector das energias renováveis, não só pela elevada potência em jogo (1500 MW), como pela componente industrial e de inovação que incorpora.






 

 



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.