B O L E T I M Número 87 de Outubro 2008 - Ano VIII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

INESC Porto LA  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

E D I T O R I A L


Metáfora dos tempos

Está Sun San sob a sombra de uma oliveira quando dele se aproxima o feitor de uma fazenda próxima. Conhecendo-o, curva-se respeitosamente como é de timbre nessas ocasiões. Trocam-se trivialidades, a saúde, o tempo. Lamenta-se então o feitor da seca que fustiga a terra e que lhe destruirá a colheita, serão os pés de cereal ressequidos e mirrados, perder-se-á a safra, haverá fome. Que se há-de fazer, é a vida, lamenta-se.

Nesse interim passa um vizinho apressado descendo o carreiro, não tão apressado que não pare e reconheça Sun San em igual modo respeitoso. Trocam-se trivialidades, o tempo, a saúde. Lastima-se então o vizinho da secura do ar que lhe cresta a pele e excita a asma e do calor que o deixa incomodado a noite inteira. Que se há-de fazer, é a vida, faz coro com o feitor.

Ergue-se Sun San, volta-lhes costas e põe-se a olhar o horizonte. Perdoai, Mestre, pela nossa conversa de inúteis, diz então um dos dois homens, não queríamos ter incomodado. E Sun San falou:

- Vós sabeis o que é a vida e eu nada sei. Tanto sabeis dela que achais inútil serdes inconformados. Prefiro então nada aprender convosco, e manter a rebeldia de conceber que eu é que faço a vida e não a vida que me faz a mim.

Vós descredes. Deixai-me na minha ignorância de acreditar, pois isto sei e nada mais: que é na escuridão que buscarei a luz, e no tempo de dificuldade que acharei a oportunidade.



INESC Porto © 2021  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.