B O L E T I M Número 64 de Julho/Agosto/Setembro 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


INESC Porto recebe visita da Universidade de Austin

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto recebeu a visita de uma delegação da Universidade do Texas, em Austin composta por Ana Boa-Ventura e por Arie Stavchansky no passado dia 6 de Julho.

A visita da delegação teve como finalidade discutir duas propostas de colaboração entre os EUA e Portugal que, em caso de se concretizarem terão o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Uma delas diz respeito à formação de um programa em Media avançados– MediaGround- em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A segunda proposta é relativa à criação de um centro de “inovação empresarial” (titulo provisório) que fomente a ligação entre universidades e indústrias no tecido empresarial português.

A proposta de Advanced Media consistirá em cursos de mestrado e doutoramento em que os graus seriam dados pelas universidades portuguesas mas em que os cursos seriam ministrados quer na Universidade do Porto, quer na FCT/UNL e na Universidade do Texas em Austin. A proposta tem vindo a ser discutida no sentido de se detalhar os planos curriculares e as actividades para um período de cinco anos.

A escrita para os novos media e os media participativos estão entre os conteúdos científicos em que o College of Communication da Universidade do Texas (o parceiro nesta proposta) tem um trabalho importante quer a nível de ensino, quer ao nível de produção e investigação; por outro lado estas áreas guionistas em novos media são áreas em que Portugal tem algumas carências.

Relativamente à proposta com vista à colaboração entre a Universidade do Texas em Austin e outras instituições portuguesas na área da incubação de empresas e da colaboração Universidades-Indústria, a estratégia a seguir parece bem diferente da que foi encontrada para o Mediaground. Neste caso, o interesse centra-se na possibilidade de garantir a spin-offs e start-ups alguma visibilidade no Mercado mundial e nomeadamente Norte-Americano. Em vez de mestrados e doutoramentos numa área que é forte no nosso país, esta proposta criaria uma estrutura de facilitação de intervenções muito pontuais de especialistas americanos afectos, nomeadamente à ATI (Austin Technology Incubator).

Jovens empresários portugueses deslocar-se-iam por períodos breves a Austin. Nesta proposta estão a Universidade do Porto, o Instituto Pedro Nunes (Coimbra) e potencialmente também a Universidade de Aveiro que teria um apport fundamental, dada a importância histórica de Aveiro no fortalecimento da comunicação Universidades-Indústria.

Investigadores e professores do INESC Porto, da Faculdade de Belas Artes e da Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação estiveram presentes na sessão da tarde , relativa ao MediaGround.

Salientamos a presença do Professor José Azevedo, bem como de dois outros elementos dessa licenciatura – André Almeida e Joana Miranda – na área daquela licenciatura. O Professor Heitor Alvéolos representou a Faculdade de Belas Artes e em parceria com o Professor Eurico Carrapatoso apresentou o mestrado em multimédia como um exemplo de sucesso de colaboração entre a Faculdade de Engenharia e a Faculdade de Belas Artes.

Do lado dos EUA, o projecto de “inovação empresarial” é coordenado por David Gibson do IC2 (Institute for Creativity and Capital) e o projecto “Media Ground” por Sharon Strover do College of Communication , ambos da Universidade do Texas em Austin.

José Manuel Mendonça fez uma apresentação do INESC Porto, da Universidade do Porto e do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto. Referiu, ainda as muitas actividades que tem a seu cargo.

Artur Pimenta Alves esteve presente em ambas as sessões e sem o qual este encontro não teria acontecido.

José Manuel Mendonça representará a Universidade do Porto no próximo passo, que incluirá a deslocação de uma comissão portuguesa a Austin ainda durante este mês.




INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.