B O L E T I M Número 70 de Março 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


INESC Porto no roteiro de Cavaco

Imagem Principal Artigo

Integrada na II Jornada do Roteiro para a Ciência, a visita do Presidente da República ao INESC Porto teve lugar no dia 12 de Março, pelas 12h20.

O roteiro, que tem como tema “Energia e Ambiente”, viu a sua II Jornada dedicada às tecnologias limpas, em particular às energias renováveis, que são alvo de vários projectos do INESC Porto.

O auditório do Instituto acolheu o Presidente e a sua comitiva, que se inteiraram sobre as investigações de redes eléctricas inteligentes e integração de energias renováveis através da apresentação de cinco projectos da Unidade de Sistemas de Energia e duas apresentações da FiberSensing e da Xarevision, ambas spin-offs do INESC Porto.

Um dos projectos em destaque foi uma aplicação computacional que se destina a maximizar o peso relativo de energias renováveis (eólica e hídrica) na produção de electricidade na ilha das Flores, assegurando níveis de segurança de exploração adequados.

Foi ainda dado ênfase a outra ferramenta computacional destinada a efectuar a previsão de produção em parques eólicos, para horizontes temporais até 72 horas, utilizando informação meteorológica e medidas do estado de produção dos parques eólicos.

Houve oportunidade para apresentar projectos de investigação europeus onde se demonstrou a viabilidade técnica do conceito de microrede – rede de baixa tensão integrando várias unidades de microgeração de electricidade.

Foram igualmente demonstrados projectos na área de planeamento energético regional apoiado em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que se traduzem na realização de estudos e desenvolvimento de software especializado, na modelização e na simulação de problemas de planeamento energético, integrando metodologias de inteligência computacional com elevado realismo geográfico.

Na área do armazenamento de energia eólica, foi apresentado um projecto que avalia o interesse em utilizar estratégias de armazenamento deste tipo de energia, recorrendo a sistemas reversíveis de produção / bombagem hidroeléctrica.

Em complemento à actividade conduzida directamente pelo INESC Porto, a FiberSensing, como spin-off da instituição, apresentou um sistema de monitorização dinâmico que pode ser usado na medição de vibrações em geradores eólicos. A demonstração consistiu na monitorização de deformação e aceleração em diferentes pontos de uma barra metálica em vibração, utilizando sensores de Bragg em fibra óptica e uma unidade de medição portátil BraggScope.

Já a Xarevision, outra spin-off que se encontra em fase de arranque, teve em demonstração o funcionamento do seu sistema de redes privadas de televisão, com imagens institucionais da Universidade do Porto e do INESC Porto. Este sistema permite operar e gerir de forma automática e inteligente redes de televisão privada, suportando conteúdos diferenciados, interactividade, tecnologias sem fios e televisão digital de alta definição.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.