B O L E T I M Número 73 de Junho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


INESC Porto apresenta novo modelo organizativo

Imagem Principal Artigo

A Direcção do INESC Porto vai apresentar o novo modelo organizativo no próximo dia 27 de Junho, às 12 horas, no auditório.

A rede INESC Porto Laboratório Associado resulta da reestruturação do modelo do INESC Porto, que começou a ser redesenhado em 2006.

O modelo de crescimento definido para 2007 e anos futuros tem como objectivos fundamentais alargar o estatuto do INESC Porto enquanto Laboratório Associado (LA), reconhecido pela Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT), a entidades ou Unidades de I&D externas.

Concretizando este novo modelo, o Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD) é o nome da nova Unidade de I&D que se associa ao INESC Porto LA, fruto de uma proposta à FCT recentemente aprovada, que transformou o Núcleo de Inteligência Artificial e Análise de Dados (NIAAD) em Laboratório.

As vantagens desta parceria estendem-se ao ramo empresarial, aperfeiçoando os sistemas de engenharia de produção para indústria com as ferramentas inteligentes do LIAAD, de forma a criar novos produtos aplicáveis no mercado. O LIADD tem em curso cooperações com a indústria, como os STCP ou o grupo EFACEC, e a sua adesão representa um crescimento imediato de 25% do INESC Porto LA em cientistas altamente qualificados.

Economia, Gestão, Finanças, Controlo de Produção, Ciências da Saúde, Biotecnologia, Farmacologia, Automação da Web são outras das áreas cobertas pela investigação multidisciplinar potenciada pela entrada deste novo membro numa rede cujo modelo começou a ser concebido em 2006 após a assinatura de protocolos com a Faculdade de Ciências da U.Porto e o Instituto Politécnico do Porto que alargaram a base de associados do INESC Porto.

Entretanto, um novo grupo solicitou formalmente à FCT o reconhecimento da sua adesão ao INESC Porto LA, pelo que a dinâmica despoletada pelo redesenho da geometria do Laboratório Associado, em conjugação com o ambiente externo propiciador de movimentos de agregação, augura novos e excitantes tempos de fortalecimento conjunto, científico e de valorização do conhecimento.

 



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.