B O L E T I M Número 61 de Abril 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


INESC Porto investe 600 mil euros em equipamento

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto prevê um investimento superior a 600 mil euros na segunda fase de re-equipamento para as várias unidades da instituição.


A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) recebeu equipamento para erosão em plasma e sistema de deposição de camadas dieléctricas (RIE - Reactive Ion Etching and PECVD - Plasma Enhanced Chemical Vapour Deposition).


http://www.oxfordplasma.de/systems/80plus.htm


O montante do investimento é de 236 mil euros de equipamento mais 14 mil euros de equipamento acessório e instalação.


Por seu turno, para a Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) está previsto a aquisição de mais equipamento, embora o processo ainda esteja numa fase de se pedir cotações.


O projecto de reequipamento REEQ/1272/EEI/2005 aprovado pela FCT visa reforçar a actividade em Comunicações Ópticas. O orçamento previsto para o projecto é de 440 mil euros sendo 400 mil financiados pela FCT e 40 mil euros pelo INESC Porto.


O ano passado foi executado (investido em equipamentos) aproximadamente 60% do orçamento e está previsto durante o ano de 2006 serem executados os restantes 40%.


 

Como resultado deste investimento foi criado um laboratório de investigação (Optical Communications and Microwave Lab) no INESC Porto-Asprela que está presentemente a funcionar na sala C7, sob a responsabilidade de Henrique Salgado, coordenador do projecto de re-equipamento.


Este projecto vem não só reforçar a actividade em sistemas WDM banda-base e a caracterização de dispositivos optoelectrónicos até 20 GHz (lasers, fotodíodos, redes de Bragg, etc), mas também criar uma nova área de investigação designada por "Radio over Fibre", cujo objectivo é o estudo da geração e transmissão de sinais de Radio/Microondas sobre fibra óptica.


 

Neste contexto o INESC Porto conseguiu já a participação num projecto Europeu STREP "UROOF- Photonic Components for Ultra-wideband Radio over Optical Fibre", cujos parceiros são Holon Academic Institute of Technology (Israel), Wisair (Israel), THALES Communications (France), TES Electronic Engineering GmbH(Germany), University of Essex (UK), Universidad Politecnica de Valencia (Spain) INESC Porto (Portugal), Centre for Integrated Photonics (UK)e INPG-IMEP (France).


 

Em Janeiro deste ano o aluno de doutoramento João Oliveira iniciou também os seus estudos no tópico de investigação "Design and Optimisation of WDM Radio Over Fibre Systems".

 

Está previsto arrancarem ainda em Outubro de 2006 dois novos doutoramentos que vêm reforçar a actividade de ID em Comunicações Ópticas.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.