B O L E T I M Número 66 de Novembro 2006 - Ano VI

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


INESC Porto com novo associado

Imagem Principal Artigo

No dia 3 de Novembro, o INESC Porto e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) assinaram um protocolo no qual estão regulados os termos do acordo de adesão, que veio estreitar a relação de cooperação entre as duas entidades.

José Manuel Mendonça, presidente do INESC Porto, e Baltazar Manuel Romão de Castro, presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, presidiram à cerimónia.

O protocolo assinado entre as duas instituições veio definir a contribuição da FCUP para o património associativo do INESC Porto no contexto da sua adesão ao INESC Porto como associado e lançar a base para uma forma mais aproximada de cooperação institucional.

Após a assinatura do protocolo será constituída uma Comissão Mista com a missão de estudar e propor formas de colaboração em investigação científica, desenvolvimento, inovação, transferência de tecnologia e incubação de empresas, a fim de agilizar e aprofundar o relacionamento institucional entre a FCUP e o INESC Porto.

Recorde-se que a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tem colaborado intensamente com o INESC Porto de várias formas, desde a criação do pólo do INESC no Porto em 1985 e após a autonomização do INESC Porto em 1998. A FCUP tem cedido recursos humanos, que participam nas actividades de investigação do INESC Porto, espaço e infra-estruturas.

Pretende-se, assim, alargar a outras áreas a fortíssima colaboração na área de optoelectrónica e dos sistemas electrónicos, na qual, para além da excelência de resultados científicos, foi desenvolvida tecnologia que permitiu a criação de uma empresa na área dos sensores de fibra óptica, para monitorização de infra-estruturas, a FiberSensing, que hoje desenvolve negócios nos mercados nacional e internacional.

Em termos de Património Associativo do INESC Porto, com a entrada dos dois novos associados (IPP e FCUP), as percentagens encontram-se divididas da seguinte forma: a Universidade do Porto com 40%, o INESC com 36%, a FEUP com 18%, a FCUP com 4% e o IPP com 2%.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.