B O L E T I M Número 68 de Janeiro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


UESP desenvolve sistema para PMEs na Indústria do Calçado

Imagem Principal Artigo

O INESC Porto desenvolveu para o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) um sistema para integração electrónica de PMEs na Indústria do Calçado, designado ShoeBiz@PT. Este trabalho está enquadrado no projecto Entre Douro e Vouga Digital (EDV Digital).

O objectivo da solução ShoeBiz@PT é fomentar a integração electrónica das empresas da fileira do Calçado (produtores de calçado, subcontratados e fornecedores de componentes) através do desenvolvimento e disponibilização de uma infra-estrutura de comunicação segura e fiável de documentos electrónicos, permitindo o envio/recepção de documentos de negócio (encomendas, requisições, notas de entrega e ordens de produção, entre outros).

Os destinatários da solução proposta são todas as empresas da Indústria do calçado e componentes, independentemente do seu estado actual de informatização e dimensão. Assim, empresas com ou sem sistemas de gestão integrados (ERP) são potenciais utilizadores da Solução proposta.

O Sistema desenvolvido consta de quatro elementos: um modelo de dados (Shoecom) que define o formato dos documentos a serem enviados de uma empresa para outra (Pedido de Cotação, Cotação, Encomenda, Resposta a Encomenda, Pedido de Alteração de Encomenda, Pedido de Estado de Encomenda, Estado de Encomenda, Nota de Entrega, Pedido de Recepção, Despacho da Encomenda, Recepção da Encomenda, Especificação Técnica de Produto); um servidor de mensagens, de nome ShoeBiz@PT.Hub, para instalação no CTCP e com implementação do serviço de mensagens MSH da arquitectura “OASIS ebXML”, e com Base de Dados PostGreSQL; um servidor de mensagens, de nome http://ShoeBiz@PT.Connector, para instalação em cada empresa aderente ao Sistema ShoeBiz@PT e um editor de mensagens, de nome ShoeBiz@PT.eMail, com interface gráfica em Java disponível no Windows Internet Explorer e Mozilla FireFox, permitindo a criação, envio e recepção dos documentos Shoecom.

O sistema foi concluído em Dezembro de 2006, encontrando-se neste momento em fase de instalação no CTCP.

A equipa do INESC Porto é constituída por César Toscano, Luís Carneiro, Rui Diogo e Rute Oliveira, da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).




INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.