B O L E T I M Número 69 de Fevereiro 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


UTM desenvolve aplicação informática para Centro de Documentação de Santa Maria da Feira

Imagem Principal Artigo

Uma equipa de investigadores da UTM constituída por Gabriel David, Maria Cristina Ribeiro e Catalin Calistru desenvolveu uma base de dados multimédia para armazenamento, organização e gestão do Centro de Documentação de Santa Maria da Feira, no âmbito de um contrato celebrado com a Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira.

O Centro de Documentação foi concebido como um arquivo digital e pretende ser um portal de referência na Internet.

Este projecto tinha como objectivos localizar e identificar documentação histórica relacionada com a Terra de Santa Maria, digitalizar um vasto acervo documental disperso por vários arquivos do país e reunir as imagens num único arquivo digital, responder a solicitações de investigadores locais e académicos de forma a incentivar a realização de estudos históricos sobre a Terra de Santa Maria, potenciar uma intensa dinâmica cultural em redor do Castelo, símbolo da região, através de acções paralelas de extensão cultural, científica e social e interagir com um público alargado e diferenciado, desde o historiador à globalidade dos cidadãos.

A primeira fase do projecto faculta o acesso a 117 documentos relativos aos séculos XII e XIII e constitui o primeiro passo para a reunião de um mais vasto acervo documental que se pretende que venha a integrar, sucessivamente, toda a documentação medieval até agora publicada, bem como documentação inédita tutelada por arquivos nacionais e estrangeiros relativa aos períodos medieval e moderno.

À documentação escrita serão associados outros materiais (fotografia, vídeo, registo arqueológico, cartografia, etc.) sobre o Castelo e a Terra de Santa Maria.

No dia 19 de Fevereiro, decorreu um Workshop final de avaliação do projecto nas instalações do Arquivo Distrital do Porto.

Os documentos digitalizados, as descrições arquivísticas e os instrumentos de pesquisa encontram-se acessíveis no sítio web http://www.castelodafeira.pt.




INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.