B O L E T I M Número 70 de Março 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC participa em projecto PORTMOS...

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) está a participar no "Projecto de Desenho e Desenvolvimento da Info-Estrutura de Suporte às Auto-Estradas do Mar em Portugal", numa parceria liderada pela FORDESI, envolvendo também a LINK, CONSULMAR e EDISOFT.

A proposta deste consórcio foi a vencedora de um Concurso Público Internacional lançado pela APP - Associação de Portos de Portugal, no âmbito do projecto PORTMOS - Portuguese Motorway of the Sea. 

Segundo o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, "o projecto PORTMOS é uma peça fundamental para a integração dos portos portugueses e das nossas ligações marítimas no sistema das «Auto-estradas do Mar», incluído nas «Redes Transeuropeias de Transportes».

Trata-se de rever os circuitos operacionais, administrativos e aduaneiros do sector portuário e dos seus interfaces marítimos e terrestres, de modo a remover os estrangulamentos que afectam o tráfego marítimo intra-europeu e o fazem perder competitividade em relação ao modo rodoviário. Desta revisão poderão resultar reduções significativas nas formalidades e nos tempos de escala dos navios nos portos, bem como na movimentação das mercadorias entre os navios e os carregadores, com efeitos positivos na desoneração das operações de comércio externo. 

O reforço da utilização da via marítima proporcionará ainda uma redução da utilização das estradas nacionais por veículos pesados e a consequente melhoria das condições ambientais em que os transportes serão efectuados.

A USIC participará neste projecto ao nível de levantamento de processos, requisitos e do estado da arte, reengenharia de processos; modelo lógico e funcional; especificação dos testes de aceitação.

O convite para participar neste projecto surgiu na sequência dos resultados obtidos no projecto SCOPE - Sistema da Comunidade Portuária Electrónico, desenvolvido para a Comunidade Portuária do Porto de Leixões e financiado pelo Programa Investigação em Consórcio da Agência de Inovação.

O projecto deverá terminar no final de 2007 e a equipa técnica é liderada por Rui Barros.

... e desenvolve software dos objectos aos aspectos

Desde o ínicio dos anos 90 que os objectos (entenda-se paradigma de orientação por objectos) têm estado bem presentes nas actividades de investigação, desenvolvimento e consultoria levadas a cabo por diversos investigadores do INESC Porto, alguns actualmente ligados à USIC (Ademar Aguiar, Pascoal Faria e João Correia Lopes), tais como: formação avançada em programação orientada por objectos, metodologias de desenvolvimento de software orientado por objectos, notações de modelação UML, etc.

Embora tendo surgido no final da década de 90, os aspectos (entenda-se paradigma de orientação por aspectos) têm nos últimos anos ganho uma elevada maturidade e popularidade, sobretudo devido ao poder e eficácia que demonstraram ter como mecanismo de composição de software e como abstracção para analisar, projectar e construir sistemas de software de grande dimensão e complexidade.

Por forma a tirar partido desta nova tecnologia, estão em curso desde há algum tempo actividades de investigação (um doutoramento) e de desenvolvimento com vista a contribuir cientificamente para a comunidade de orientação por aspectos e a experimentar o desenvolvimento de software orientado por aspectos.

Na última conferência mundial sobre o assunto, a AOSD'2007, em Vancouver, Canadá, participaram Ademar Aguiar, da USIC, e seu orientando André Restivo, da FEUP, onde foram apresentar um artigo e um poster com os resultados iniciais do trabalho de doutoramento em curso, intitulado "Towards Detecting and Solving Aspect Conflicts and Interferences Using Unit Tests".

Fruto desta participação, foram estabelecidos contactos com outros investigadores com vista à experimentação desta tecnologia em projectos envolvendo modelação e execução de processos de negócio, dos quais se pré-seleccionou o e-ASLA.

Informação adicional sobre este paradigma pode ser obtida em: http://aosd.net .



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.