B O L E T I M Número 70 de Março 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


UESP recebe professor Mikio Kubo

Imagem Principal Artigo

Durante o mês de Março a Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) recebeu a visita de Mikio Kubo, docente da “Tokyo University of Science and Technology” e presidente da Log Opt, empresa de consultoria em Gestão e em Investigação Operacional.

Mikio Kubo é especialista em logística, tendo desenvolvido diversas aplicações na área das meta-heurísticas para problemas de optimização combinatória. É também autor de diversos livros de divulgação científica, muito populares no Japão, e de livros mais técnicos em optimização. O professor está neste momento a terminar um livro sobre optimização em cadeias de fornecimento e um outro sobre logística.

Para além da excelência da investigação que tem realizado nos últimos anos, a actividade de Mikio Kubo envolve uma forte componente de prestação de serviços e de consultoria, com um enorme sucesso, que constitui um excelente exemplo de ligação universidade/empresas.

Dada a proximidade entre as áreas de intervenção de Mikio Kubo e muitos dos interesses da UESP, foram realizadas várias reuniões com vista a explorar a possibilidade de colaboração futura, em projectos de investigação e na promoção dos resultados da actividade da UESP no Japão.

Entre as iniciativas organizadas pela UESP em torno desta visita, conta-se uma palestra realizada pelo professor, no dia 23 de Março, com o título "Supply Chain Optimization - Models, Algorithms, Decision Support Systems, and Applications", onde foram apresentados vários exemplos de projectos com empresas, que resultaram em melhorias importantes no desempenho da cadeia de fornecimentos e na gestão de operações. Em muitos desses projectos, foi significativo o recurso a técnicas de Investigação Operacional e de Optimização.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.