B O L E T I M Número 71 de Abril 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


USIC apoia Protecção Civil do Distrito do Porto

Imagem Principal Artigo

Foi apresentada no passado dia 2 de Abril, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, a versão online do SIGEP - Sistema Integrado de Gestão de Emergências do Distrito do Porto.

Nesta cerimónia estiveram presentes inúmeras individualidades, salientando-se os representantes dos signatários do Protocolo de Adesão ao SIGEP: as autarquias do Distrito, os agentes de Protecção Civil (SNBPC, Bombeiros, INEM, PSP, GNR, etc) e as empresas aderentes (Portgás, STCP, Metro do Porto, APDL, etc).

Este sistema foi desenvolvido por iniciativa da Governadora Civil do Distrito do Porto, Isabel Oneto, quando se apercebeu que equipas de bombeiros tinham sido enviadas para combater incêndios junto a paióis e armazéns de produtos químicos sem conhecerem os perigos que corriam.

Numa primeira fase foi solicitado ao Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto que procedesse a um estudo de riscos no Distrito do Porto, de forma a evitar a repetição deste tipo de situações.

Posteriormente detectou-se a necessidade de disponibilizar os resultados deste estudo e toda uma panóplia de informação complementar, relevante para a Protecção Civil, através da Internet. O INESC Porto, através da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), foi convidado para dar resposta a este desafio: tornar acessível toda esta informação de natureza georeferenciada através da Internet, sem obrigar à instalação de aplicações específicas nos postos de trabalho dos agentes da protecção civil. O objectivo é simplificar a instalação e a manutenção do sistema.

O resultado foi a criação de uma infra-estrutura baseada num servidor de dados e num servidor de GIS, os quais disponibilizam, através de uma Extranet, mais de 220 níveis de informação num total de cerca de 90 Gigabytes de dados, a 20 tipos de perfis, ao nível distrital e municipal. Esta informação é acedida por um simples browser, sem plug-ins.

O sistema disponibiliza informação de estudos sobre riscos naturais, acidentes industriais e tecnológicos, incêndios florestais, além de permitir a localização e pesquisa de recursos e o cruzamento de informação. O utilizador - depois de autenticado - selecciona os temas e as camadas que pretende visualizar e navega no espaço, escolhendo a localização que pretende estudar, bem como o nível de detalhe. Desta forma pode avaliar o impacto no território de uma dada situação de crise e planear a melhor forma de a solucionar. Um exemplo é localização de condutas de gás ou de um oleoduto subterrâneo junto a um incêndio. Outro exemplo é a definição de zonas de exclusão face a uma situação de crise.

Este sistema irá permitir uma verdadeira democratização no acesso à informação de Protecção Civil, ao dar acesso de uma forma simples a todos os agentes ao longo do Distrito, permitindo uma tomada de decisão mais informada ao nível do planeamento e resposta a situações de emergência.

O sistema encontra-se em crescimento, estando a ser carregados novos dados provenientes dos vários parceiros. Na realidade, o SIGEP apresenta-se como uma plataforma colaborativa na publicação de informação deste tipo, permitindo a partilha de dados georeferenciados entre os vários interessados na Protecção Civil. Futuramente poderá ser alargado o seu âmbito temático e territorial.

O responsável técnico por este projecto foi Mário Ricardo Henriques, da USIC.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.