B O L E T I M Número 71 de Abril 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
   

N O T Í C I A S


Delegação de Fraunhofer visita INESC Porto

Imagem Principal Artigo

No dia 18 de Abril, pelas 14h30, o INESC Porto recebeu a visita da Delegação da Fraunhofer-Gesellschaft (FhG), a maior organização europeia de laboratórios de investigação aplicada, que reúne 56 institutos Fraunhofer espalhados pela Alemanha.

A visita inseriu-se na formalização do acordo para a instalação de um Instituto Fraunhofer em Portugal, que será o primeiro da Europa fora da Alemanha. Este acordo foi assinado no mesmo dia, pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo secretário de Estado alemão para a Educação e Investigação, Frieder Meyer-Krahmer.

A steering committee, responsável por orientar a cooperação Fraunhofer – Portugal incluirá os seguintes seis elementos: o presidente da FCT, João Sentieiro; o presidente da UMIC (Agência para a Sociedade do Conhecimento), Luís Magalhães; Pedro Guedes de Oliveira, professor catedrático na FEUP e investigador do INESC Porto; Ulrich Buller, vice-presidente sénior do Planeamento de Investigação e responsável pela Europa na Comissão Executiva de FhG; Dieter Rombach, presidente do Cluster TIC de Fraunhofer e membro do Conselho Presidencial FhG; e José Encarnação, presidente da Fundação de Computação Gráfica e Ciência dos Computadores e TU Darmstad.

O acordo tem como objectivos o estabelecimento de uma colaboração a longo prazo focada em tecnologias emergentes, explorando interesses mútuos na ciência e tecnologia orientada para o bem-estar social, o crescimento económico e a qualidade de vida.

As áreas de concentração identificadas na base de um exercício de avaliação preliminar, levadas a cabo em 2006, incluirão tecnologias de informação e comunicação, biotecnologia, nanotecnologia, produção avançada e logística.

O principal objectivo deste acordo é estabelecer uma plataforma colaborativa para promover acções cooperativas contínuas e sistemáticas entre os Institutos Fraunhofer e instituições de I&D em Portugal e, a curto prazo, expandir estas acções para incluir o estabelecimento de um novo instituto em Portugal na área de novas aplicações de conteúdos e serviços baseados em tecnologias de informação e comunicação para inteligência ambiental.

O BIP felicita o ex-presidente do INESC Porto, Pedro Guedes de Oliveira, pelas novas e prestigiantes funções que irá assumir e que dignificam ainda mais a imagem do nosso Instituto.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.