B O L E T I M Número 72 de Maio 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC colabora com Hospital de S. João no Projecto Geração XXI

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) tem vindo a colaborar no projecto Geração XXI - Nascer e Crescer no Início do Milénio, que tem como finalidade caracterizar o desenvolvimento pré-natal e pós-natal de uma coorte de dez mil recém-nascidos, identificando determinantes modificáveis desse desenvolvimento, de modo a compreender melhor o estado de saúde na infância e, posteriormente, na adolescência e idade adulta.

A coorte Geração XXI é o primeiro estudo do seu tipo alguma vez organizado em Portugal. Embora já se tenham investigado no nosso país as características e o estado de saúde dos recém-nascidos, a maior parte dos estudos basearam-se em dados obtidos por rotina a partir do Instituto Nacional de Estatística.

Uma das actividades do Projecto Geração XXI consistiu no desenvolvimento de um sistema informático que possibilita o armazenamento e tratamento da informação recolhida durante os períodos perinatal e pós-natal, mas que também irá permitir, no futuro, manter vigilância epidemiológica e do estado de saúde dos elementos da coorte Geração XXI.

Para o desenvolvimento deste sistema informático - SI. Geração XXI – o Serviço de Higiene e Epidemiologia do Hospital de S. João contou com a colaboração do INESC Porto, nomeadamente no planeamento, coordenação e acompanhamento técnico da equipa de desenvolvimento. 

Foi assim, na sequência desta colaboração, que surgiu o convite do Hospital de S. João para o INESC Porto efectuar o desenvolvimento de um Portal Web para o Projecto Geração XXI, o qual arrancou em Abril passado.

O projecto Geração XXI conta já com a inscrição da filha mais nova da nossa colaboradora dos Recursos Humanos, Margarida Gonçalves. Segundo esta mãe do século XXI, o projecto consiste no acompanhamento da evolução da criança. "De seis em seis meses é feita uma avaliação a nível físico e motor da criança, o tipo de alimentação, o comportamento observado, as doenças, entre outros factores. Antes mesmo de o bebé nascer, os pais preenchem um questionário que analisa os dados pessoais, profissionais, sociais e económicos dos mesmos", revela.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.