B O L E T I M Número 72 de Maio 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 

N o t í c i a s  

A n ú n c i o s  

  • Jobs For The Boys And Girls
  • Nesta secção, o leitor encontra referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Ver Opinião

 

N O T Í C I A S


USIC participa na EISCO 2007 e na XII Reunião Geral do ELANET

Imagem Principal Artigo

A Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC) esteve representada na conferência "European Information Society Conference" - EISCO'07, que decorreu entre os dias 16 a 18 de Abril, em Hämeenlinna na Finlândia.

Rui Barros da USIC participou na EISCO'07 como chairman e moderador da sessão tecnológica subordinada ao tema "eGovernment Interoperability and Support of the Networked Enterprise". 

Esta é uma conferência promovida pelo "Council of European Municipalities and Regions" (CEMR) e pela sua rede telemática "The European Local Authorities' Telematic Network" (ELANET), da qual o INESC Porto é membro fundador.

A EISCO'07 promoveu o processo "Digital Local Agenda" na Europa e salientou a sua potencial contribuição para a estratégia i2010. O programa da conferência concentrou-se nas seguintes áreas: participação electrónica dos cidadãos em processos de tomadas de decisão locais; programas de construção eCapacity de administrações para assegurar coesão digital e desempenho eGovernment melhorado a nível local; infra-estrutura de banda larga e as novas soluções de rede sem fios; interoperabilidade eGovernment local e eSecurity para tornar a criação de redes locais mais viável e a nova geração de serviços municipais num ambiente multicanal.

A organização desta conferência teve o apoio e a colaboração das principais redes de TIC europeias juntando as autoridades locais e regionais: eris@, Eurocities, eForum e IT4ALL no comité organizador da conferência.

O projecto e-ASLA foi apresentado na conferência por Rui Barros como uma boa prática de integração de software e suporte aos processos administrativos na Administração Pública Local.

No dia 15 de Abril decorreu a XII reunião geral da rede ELANET, na qual o INESC Porto foi igualmente representado por Rui Barros.

Na agenda desta reunião geral estiveram a preparação da versão preliminar do documento "Manifesto i2010 Digital Local Agenda", bem como a iniciativa da ELANET designada "eCapacity Building". Foram ainda definidos os objectivos para a ELANET (CEMR) no período 2007 – 2008 e elegeram-se os membros do "Steering Committee" da ELANET.

Participou também nesta reunião a Responsável da Unidade da Estratégia de Lisboa e i2010 da "DG INFSO and MEDIA" da Comissão Europeia - Anne Bucher.

A participação da USIC nestes dois eventos justificou-se pela necessidade de promover internacionalmente os resultados do projecto e-ASLA e de explorar as sinergias com a rede ELANET, numa perspectiva de lançamento de novos projectos.

Mais informação sobre estes eventos pode ser consultada em http://www.eisco2007.org
e www.elanet.org.



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.