B O L E T I M Número 74 de Julho 2007 - Ano VII

 BIP in English  BIP in English 

Início Destaque Editorial Especial Arquivo
 


O p i n i ã o  

  • A Vós a Razão
  • Colaborador afirma: "Na minha opinião, o INESC Porto LA tem assumido um papel cada vez mais activo na divulgação e promoção de ciência, exercendo uma estreita relação com os órgãos de comunicação social..."

  • Asneira livre
  • Colaborador propõe: "Levando os troféus ainda mais a sério, seria bastante recompensador ver o nome da equipa vencedora na taça, e do jogador vencedor na respectiva medalha".

  • Galeria do Insólito
  • O INESC Porto tem atletas de alta competição? Para que não haja dúvidas preste atenção à foto... Identifica? Pois leia.

  • Biptoon
  • Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Ver Notícias

 

A S N E I R A  L I V R E


Dicas para melhorar o Torneio de Futebol

Imagem Principal Artigo

Por Nuno Amorim*

Antes de mais agradeço a oportunidade que me foi dada para participar no BIP para escrever um artigo. O tempo não é muito e as ideias também não, mas...

Já passaram quatro meses desde que entrei para o INESC Porto, mas a realidade é que não se passou assim muito tempo, e talvez por isso não encontre ainda aspectos que mereçam uma crítica depreciativa… ou se calhar é mesmo porque tais aspectos não existem.

Visto que não tenho críticas a fazer, vou aproveitar esta oportunidade para dar algumas das minhas sugestões para os futuros Torneios de Futebol. Falo em específico dos Torneios, pois é a única actividade que até agora eu participei desde o início até ao seu término.

Na minha opinião, os sistemas de votação nos vários prémios a atribuir não são os melhores, especialmente no de melhor jogador. No caso de melhor guarda-redes, deveria ter-se em conta o número de jogos disputados, visto que o número de golos sofridos poderá não ser o factor determinante, mas é sem dúvida muito importante.

Quanto à equipa fair-play, é difícil de avaliar, visto que não há sanções disciplinares neste torneio. Não havendo sanções sugiro, no mínimo, que após a quinta falta cometida pela equipa infractora seja sempre apontado um livre directo de 10 metros por cada infracção faltosa cometida. Esta regra é oficial em jogos de futsal.

O melhor árbitro é, sem dúvida, o prémio mais difícil de todos de atribuir e, infelizmente, não tenho nenhuma sugestão para este caso. Relativamente ao melhor jogador, sou da opinião que cada chefe de equipa deveria nomear os seus dois melhores jogadores, de forma a limitar as escolhas de voto por parte de cada equipa.

Os troféus são uma parte importante do desporto, apesar de ser tudo a “brincar” e nos juntarmos para jogar sobretudo pelo convívio e boa disposição, e por isso, cada troféu deveria ter no mínimo a inscrição de INESC Porto, para mais tarde recordar…

Levando os troféus ainda mais a sério, seria bastante recompensador ver o nome da equipa vencedora na taça, e do jogador vencedor na respectiva medalha. Julgo que ninguém se iria importar de esperar mais umas semanas para receber a taça ou a medalha.

E assim termino as minhas sugestões para melhorar uma iniciativa que já por si mesma é óptima.

Saudações inesquianas!

* Colaborador da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC)



INESC Porto © 2024  |Discutir no Forum   |Ficha Técnica   |Topo      

RESPONSABILIDADE: O BIP é um boletim irreverente e não oficial e os artigos e opiniões publicados não pretendem traduzir a posição oficial da instituição, sendo da responsabilidade exclusiva dos seus autores.